sexta-feira, 31 de julho de 2009

Como se faz 'o mais apto'


Terminei de ler (ouvir na verdade), o livro "The Making of the Fittest" do Sean B. Caroll (aqui o site dele). Ele é um biologo com algumas publicações bacanas de divulgação cientifica. O livro mais famoso dele (que eu ainda não lí) é o "Infinitas formas de Granade Beleza"que aparentemetne fala a respeito de 'evo-devo' (clique também AQUI).

O livro é muito, muito bom! Uma pena que aparentemente ainda não tenha sido lançado em português. "The Making of the Fittest" descreve de forma acessivel e clara os processos evolutivos que ocorrem em nível molecular, mostrando como mutação e seleção podem agir para manter, duplicar, dar nova função, 'ligar' e 'desligar' genes dos mais diversos organismos. O autor aborda o assunto (um tanto cabeludo), de forma bastante clara e didatica e eu fiquei impressionado com a clareza com que alguns processos aparentemente 'enigmaticos' foram descritos (a evolução paralela dos receptores óticos nas células dos olhos de baleias, golfinhos e peixes é um bom exemplo).

A clareza e encadeamento de idéias do texto, bem como a beleza e elegância dos processos naturais descritos foram os motivos que me fizeram escrever uma recomendação aqui! Já escrevi no blog que a analise e comparação dos genomas das diferentes espécies de seres vivos são a ultima pá de terra sobre hipóteses anti-evolutivas para explicar a diversidade da vida. Esse livro explica tin-tin por tin-tin o como e por quê esse é, precisamente, o caso. E se você dúvida da quantidade de evidências que confirmem a ocorrencia de processos evolutivos e que esta cause a diversificação dos seres vivos, eu particularmente recomendo o livro.

Mas livro não para por aí, abordando também uma discussão a respeito das implicações desse conhecimento evolutivo e molecular. O ultimo capítulo explica como forças evolutivas podem nos ajudar a entender os graves problemas ambientais e suas consequências nos proximos anos. O exemplo que o autor apresenta é a super-exploração da pesca oceanica que dizimou (sem exagero), muitas populações de peixes e populações marinhas.


é isso aí

A Paz de Cristo amig@s

Nenhum comentário: