domingo, 19 de julho de 2009

um programa de rádio e um livro

1) O site da radio ABC tem umas entrevistas muito legais que podem ser ouvidas! Ouçam AQUI um programa de duas partes chamado 'Bridging the Divide' acerca de fé e ciência, conflitos e diálogos. A primeira parte é composta por uma entrevista com John Polkinghorne. Se você já ouviu velinho simpatico falando no video que eu postei aqui, sugiro que você pule para a segunda parte do audio, que contem uma palestra do teologo Anglicano Michael Northcott, falando a respeito de ética e meio ambiente (muito, muito, muito legal essa segunda parte!)
.
Achei a parte do Northcott tão bacana na entrevista citada a cima que acho que vou correr atrás de textos do homem na net.






2)Sim! Eu também li "Ortodoxia Generosa" De tanto ouvir falar no tal livro peguei e lí! (acabei de encontrar o PDF do primeiro capítulo AQUI).
.

As diversas opiniões que encontrei da mais nova obra de Brian D. McLaren me intrigaram profundamente. Entre elas, cito a do meu amigo Weronka (que pode ser lida aqui) e a do meu outro amigo Silas, que pode ser lida no blog - muito bacana - Disturbios Sociais. As opiniões são dissonantes (também pudera, são caras com visões muito diferentes).
.
O Weronka parece ter achado o livro pra lá de 'generoso demais', mas com alguns pontos interessantes. O Silas parece ter curtido o livro, mas achado que ele contem uma pitada excessiva da 'ortodoxia' em alguns pedaços, e falta de generosidade para com os irmãos ao sul do Equador (uma crítica válida, sem dúvida... Mas ora, se quiserem, leiam o que eles mesmos escreveram a respeito).
.
Cá eu, gostei muito (muito mesmo)! Sim, Acho que seria impossivel um Cristão - ou qualquer um - ler esse livro de cabo a rabo sem parar em nenhum pedaço para murmurar consigo mesmo "hummm... ele forçou um pouco a barra agora". Mas acho que justamente esse é propósito do livro: propor uma visão integrativa e emergente de Cristianismo e, nessa brincadeira, tentar começar a responder - ou a perguntar - a respeito de algumas tretas da Cristandade do século XXI. 'Aparar as arestas' (o que pra muita gente é trabalho primordial de qualquer ortodoxia), não parece ser uma grande preocupação da Ortodoxia Generosa. Assim, essa tal 'generosidade' - essa tal igreja emergente - propõe muita coisa para se conversar a respeito (coisas que seguidores de Jesus Cristo precisam sentar pra conversar a respeito). Antes de se concordar com tudo que o homem diz e achar o livro o máximo, ou discordar de tudo que o homem diz e rotular ele como discipulo do capeta, é importante ler e refletir (e nesse ponto concordo com o Weronka).
.

Em tempos de 'democracia cultural', onde não há visão cultural hegemonica, dominante ou predominante, pessoas comprometidas com Jesus Cristo precisam encontrar uma terceira via. Nem se atirar nesse abraço grupal onde valores e ensinamentos do Evangélho podem ser diluidos além de qualquer reconhecimento. E nem se fechar, recusando dar e receber abraços e impondo o amor de Cristo 'na base da porrada'. E é isso que a Ortodoxia Generosa se propõe a fazer. Se ela consegue ou não, gente melhor que eu é que vai dizer. Mas vale muito a pena ler o livro (principalmente o capítulo "Porque Sou verde", muito legal).
.
Paz de Cristo

Nenhum comentário: