sexta-feira, 10 de julho de 2009

Romero


"Ajuda vez ou outra recuar
E pensar profundamente.
O Reino de Deus não está apenas além dos nossos esforços,
Está além de nossa percepção.
Realizamos durante nossa vida somente uma pequena fração
Do magnífico empreendimento que é a obra de Deus.
Nada que fazemos é completo,
O que é outra forma de dizer
Que o Reino de Deus está sempre à nossa frente.
.
Nenhuma declaração diz tudo o que poderia ser dito
Nenhuma oração expressa nossa fé plenamente.
Nenhuma confissão nos torna perfeitos…
Nenhum conjunto de alvos ou objetivos inclui tudo.
.
Isto é o que somos:
Plantamos sementes que um dia irão crescer.
Regamos sementes já plantadas,
Sabendo que encerram uma promessa futura.
Construímos fundações que precisarão de desenvolvimento posterior.
Usamos fermento que produz efeitos além de nossas capacidades.
Não podemos fazer tudo
E perceber isso nos dá uma sensação de liberdade.
Nos habilita a fazer alguma coisa,
E a faze-la muito bem.
Tal coisa pode ser incompleta, mas é um começo, um passo à frente no caminho,
Uma oportunidade para que a graça de Deus entre e faça o resto.
Podemos nunca ver os resultados finais…
Somos profetas de um futuro que não nos pertence. "
(Oscar Romero 1917-1980)

.
Me lembro que quando eu estava na escola (acho que no colegial), passaram para os alunos o filme "Romero" de 1989, com o Raul Julia. Na época eu estava em outra - e,lembro que quando passaram o filme eu estava sem óculos, não entendi muito da história. Muitos anos depois tive a oportunidade de ler o texto a cima e me lembrei da historia do arcebisto Salvadorenho Óscar Romero, uma figura que, embora austera e séria, para mim será sempre -por força de casualidades- associada com personagens como M. Bison e Gomez Addams (Raul Julia era BOM meu).
.
Enfim, pude ver com outros olhos a luta um homem que lutou contra a tirania em nome dos tiranizados e foi martirizado por isso. Lí o texto a cima e, sem perda de tempo, corri atrás do filme.
.
O filme é bom. Sei lá se representa fielmente as tretas passadas pelo povo de El Salvador nas decadas de 60-70 e o pensamento faz meu coração doer um pouquinho, mas faz a gente lembrar de algumas coisas importantes...




"Quando a Igreja ouve o grito dos oprimidos, ela não pode fazer nada alem dedenunciar as estruturas sociais que geram e perpetuam a miséria da qual são provenientes os gritos"


Amig@s, a Paz

Nenhum comentário: