quinta-feira, 23 de julho de 2009

'Bara' segundo Dr. John Walton

Estava lendo no blog 'Science and the Sacred' um post que menciona um camarada chamado Dr. John H. Walton (mais especificamente um livro que ele escreveu chamado The Lost World of Genesis One: Ancient Cosmology and the Origins Debate). Fiquei muito curioso! Infelizmente, falta de din-din, falta de tempo, excesso de coisas pra ler me fizeram desistir da idéia de encomendar o livro da Amazon.
.
Ainda assim achei, fuçando no google, uma palestra muito bacana do Dr. Walton!
.
O link está--> AQUI e contém o audio + o power point que ele utilizou na palestra
.
O Dr. Walton é um professor do Wheaton College Graduate School e se especializou em estudos a cerca do velho testamento, aparentemente um camarada com uma visão teologica bastante conservadora.
.
Manjando muito mais do que eu a respeito de hebraico e da história e cultura judaica o homem aborda a história da Criação de Gênesis no contexto social-histórico no qual foi escrito (e o contexto no qual Deus comunicou as Verdades inspiradas na Bíblia). Resumindo muito: o autor lê Gênesis no próprio contexto Bíblico e argumenta que a partir disso podemos interpretar de forma mais correta e coerente os primeiros capítulos de Gênesis. Segundo ele, tanto leituras ditas 'literalistas', que tentam interpretar o texto em um contexto contemporaneo (estabelecendo ele como base científica e, consequentemente tendo que descartar fatos cientificos importantes), quanto interpretações que afirmam que o texto é apenas poetico e/ou alegorico, partem de pressuposições induzidas pelo nosso contexto cultural que são bastante diferentes das bases socio-culturais do povo judeu antigo, e aí, segundo ele, reside a fonte dos atritos.
.
Segundo ele o "Bara" (palavra hebráica traduzida como Criação), não tem um contexto de 'fazer surgir' mas de 'estabelecer ordem sobre' (e ele analisou todas as 55 vezes onde a palavra aparece no AT). Portanto, a história da Criação na Bíblia teria a ver com emergência de função e não com origem material. O homem embasa bem o argumento dele e traz uma luz nova (que -como tantas luzes novas - não é na verdade exatamente nova) à forma como devemos ver e pensar no relato da Criação em Gênesis.
.
Para mim é sempre interessante ver interpretações embasadas acerca do que as Escrituras dizem acerca das origens (e os primeiros capítulos de Gênesis são, na minha opinião, um dos textos mais ricos, prolificos, profundos e embasbacantes da Bíblia). Acho que o Santo Espirito de Deus tem MUITO para nos dizer naquelas linhas.
.
Muito, MUITO interessante! Achei ainda um filminho bacana do homem falando (abaixo).
.

"O texto [de Gênesis 1] afirma que no período inicial de 7 dias Deus colocou em operação o Cosmos ao apontar papeis e funções [...] não fala sobre o periodo em que a matéria passou a existir"

Assistam ao video. Deem uma olhada no link ai em cima. Vale a pena pensar a respeito (eu sei que vou)






Paz de Cristo

Nenhum comentário: