sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

pra toda gente.

e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.” (2 Pedro 3:15-16)

É engraçado né como os “evangelhos” podem ser vários. Alguém uma vez disse que existem na Bíblia, no duro, cinco evangélhos. Aqueles quatro (Mateus, Marcos, Lucas e João), e mais um. Este último é composto por todos os versículos grifados na sua Bíblia. E é neste que você acredita (ou eu, dependendo de quem for a Bíblia e quem é que fez os grifos).

Herético? Pode até ser, não sei. A gente se depara com tanta pluralidade dentro do Cristianismo, mesmo apenas dentro do lado protestantes, que fica difícil as vezes para mim explicar de outra forma: “eu e ele estamos grifando versículos diferentes da Bíblia”. E não estou nem me referindo aos neo-pentecostais, gregos ortodoxos, Católicos Carismáticos etc. Nunca nem sequer visitei comunidades de seguidores dessas abordagens a fé Cristã, bem como tantas outras.

Outro dia lí uma entrevista com o Pastor Franklin Graham – o cara que orou na posse do governo Bush, ele falou sobre Rick Warren, o cara que orou agora na posse do Obama. Bem, não li a entrevista inteira, parei na seguinte frase: “As pessoas da extrema esquerda odeiam Deus, eles odeiam Seus padrões e odeiam o nome de Seu Filho.” Não quero discutir o quão imbecil esse camarada é (se você me conhece, sabe que estou morrendo de vontade de demonstrar exatamente o tamanho da imbecilidade desse cara! Mas não vou). Meu argumento é o seguinte: ele deve estar grifando alguns versículos bastante diferentes na King James dele do que os que eu venho grifando na minha NVI.

Prioridades, doutrinas, ensinamentos, traduções e versículos... As vezes fica difícil. E é difícil mesmo! Não ta vendo 2a Pedro 3:16 aí pra nos dizer! Não é fácil não! Até Pedro achou algumas coisas que Paulo falou pra lá de complicadas.

Eu e minha pequena caminhamos juntos nessas coisas “de Bíblia” e temos confissões de fé realmente semelhantes. No duro acho que poderíamos resumir os pontos discordantes entre nós em uma meia dúzia de pontos (talvez um pouco mais ou um pouco menos), mas que às vezes fazem uma diferença interessante. Para exemplificar, poderia dizer que acho maneiro a espiritualidade dela e toda a sua treta com batalha espiritual e como ela vive a sua fé tão sintonizada com essas coisas. Cá eu, tenho viva minha fé de um jeito bem mais “intelectual”. Antes de classificar um jeito como “melhor” ou “pior” que o outro, fico muito feliz ao constatar que são duas abordagens complementaes*!

Sinceramente, não sei se ainda dou a mínima! É tanta doutrina, plano de salvação, escatologia, apologética, teologia sistemática, pneumatologia...

Felizmente Pedro não compartilha da minha displicente despreocupação frente a esses assuntos aí, e aponta claramente para os perigos em se fugir, ou viajar, ou não entender algumas coisas (taí um versiculo que eu poderia grifar na minha Bíblia né).

OK, então temos: eu, você caro leitor, nossos amiguinhos pentecostais, luteranos, anglicanos, metodistas o Dave Mustaine, gregos ortodoxos, carismáticos, o Pastor Graham, a banda Frost Like Ashes (ver foto), franciscanos, só pra começo de conversa! E toda essa gente querendo seguir a Cristo.

Não estou nem certo se essa gente lê a mesma Bíblia, vai saber que versículos esse pessoal têm grifado! Pra piorar, estamos todos de acordo com Pedro, de que Paulo escreveu uns trecos pra lá de complicados nas epístolas, embora discordemos de forma veemente em quesitos de política, performances musicais, e pentagramas (particularmente não gosto nada de pentagramas, ok)!

Qual me parece ser a solução? Bem... Dialogo... Sei lá se Pedro iria curtir Megadeth, sei lá se ele não ia morrer de medo do baixista do Frost Like Ashes (sério, se eu for num show desses caras não sei se consigiria dormir a noite), sei lá se ele não teria vontade de dar uns bons sopapos no Pastor Graham ou se ele acharia o meu blog bacana.... Mas dialogo é um bom começo para resolver todas essas tretas (o pastô Ed René Kivitz acha que a igreja deve ter uma liderança plural, cá eu, tenho uma abordagem mais libertária pra coisa toda).

E onde começar a dialogar? FACIL: “through the blood of Jesus Christ I was unleashed from the chains of sin and death” (Frost Like Ashes, Immortal). Diálogos começam pelos pontos em comum. E construções começam pela pedra angular, se baseiam nela e retornam sempre a ela.


É assim que se constrói: “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” ( Filipenses 1:6). O Espírito é bom para aparar as arestas, é importante deixar Ele trabalhar, lembrando de que nós não somos arquitetos, meramente peões nessa obra toda... Não é fácil, as plantas da obra são pra lá de dificeis de entender, e só com muito amor pra construir direito essas edificações. O negócio é começar sempre pela Pedra angular.
.
é isso aí amiguinhos
.
Amo vocês
.
Paz de Cristo

2 comentários:

Emiliano M disse...

http://www.cristianismohoje.com.br/retrancas/Evitando%20as%20discuss%F5es%20tolas/34960

Essa matéria na Cristianismo Hoje aborda um pouco do tema que eu procurei discutir neste post...

Emiliano M disse...

Entrevista com Charles Coulson. També acho que tem um pouco a ver:

http://www.cristianismohoje.com.br/retrancas/Unindo%20cat%F3licos%20e%20protestantes/37750