sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Uma confissão
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
Feliz Natal Amiguinhos: "Merry Christmas I don't Want to Fight Tonight"
Hoje o mundo comemora o nascimento de seu Redentor, Jesus Cristo. E todo o ano, em meio a loucura, compras, ceias bombásticas, conversas chatas de família e shoppings centers, me lembro dessa música dos Ramones...
Hoje fui no supermercado e lá tinha um monte de famílias se estressando, se amontoando fazendo filas e mais filas, comprando tender, chester, peru, bacalhau. Todos "consumindo para serem felizes" nem que isso mate eles... Bem, sei lá se meus natais são muito diferentes, esse ano vou pedir a Deus para que ele seja! E que esse video clipe dos Ramones nos lembre sempre que natal não é tempo de loucura e nem zona.
E assim talvez nos lembremos daquilo que os Ramones não mencionaram... Que, afinal de contas, natal celebra o nascimento do Redentor, numa manjedoura, no meio do nada. Não tem NADA a ver com "zona", tem a ver com Paz!
A Paz de Cristo
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Sobre o humor de Deus e literalismo Bíblico (comentários a uma segunda opinião)
Esse post é o resultado de uma breve conversa por msn com a minha pequena a respeito do último post deste blog, o papo foi interessante, mas curto, e por conta disso, nem minhas opiniões , nem as dela estão aqui devidamente esclarecidas e esmiuçadas. Ainda assim, após considerações, resolvi publicar estes interessantes, porém incompletos, comentários.
Minha pequena é uma ferrenha literalista bíblica. Felizmente a opinião dela (até onde sei), não tenciona a dar caráter cientifico a opiniões que ela tem a partir da fé. Bem, não vou ficar colocando palavras na boca dela. Vou simplesmente transcrever o trecho da conversa e tecer meu comentário.
Frente a minha crítica de que ela é uma boba a resposta foi:
“hehehe... É sério! Acredito q ele fez isso! Deus é muito bem humorado. E eu tenho fé de q ele não é carrancudo, ao contrário, Ele é amoroso e feliz, apesar da desgraça do nosso pecado Ele é feliz... Ow, posta isso no seu blog!”
Comentários:
Particularmente fico muito receoso a relegar aspectos do mundo natural (que por vezes podem ter implicações de sofrimento e crueldade para as criaturas), ao “bom humor de Deus”. Isso sem falar que encarar todas as claras evidências do processo evolutivo como uma "brincadeirinha de Deus" que na verdade criou o mundo em 7 dias é, no mínimo, forçar a barra. Ainda assim não tenho qualquer problema em aceitar esse bom humor de Deus uma vez que também eu simplesmente não consigo ver Deus como um carrancudo (ninguém que Ame tanto pode ser tão carrancudo... mas isso é só minha opinião [e a pequena concorda!]).
Sem dúvida Deus tem um bom humor e uma risada gostosa de ouvir. E, ao que me parece, Ele, de fato, nos pregou várias “peças” e nos submeteu às mais diversas pegadinhas ao longo da história. Sem dúvida, uma das mais pungentes dessas pegadinhas foi ter criado a humanidade tão única e especial a partir de uma linhagem de primatas, compartilhando descendência com o restante da criação, como que nos lembrando de nossos limites. Estamos na constante busca pelo Transcendente e temos acesso à revelação divina, ainda assim fazemos parte desta criação, não podemos nos isolar dela por que fazemos parte dela e não fomos feitos a parte dela. Como a história de Noé tão bem ilustra, estamos todos no mesmo barco.
Ademais, não acho que a consciência e a curiosidade cientifica sejam maldições, muito pelo contrário, são bênçãos! Mesmo nossa confusão quando vem de Deus pode ser uma benção. A curiosidade que Deus nos deu e a busca por conhecimento são, sem dúvida dons únicos. E mais uma vez percebo que é o ser humano que perverte toda a benção de Deus e faz dela o mal e o pecado buscando coisas que são diferentes dEle.
sábado, 20 de dezembro de 2008
De porque a professora Helena nunca me contou que foi Jesus Cristo quem fez a tabela periódica dos elementos
É com pesar que recebo a notícia de que a escola do Makenzie entrou nessa onda que os gringos inventaram de "Criacionismo", e de tirar a ciência da aula de ciência e colocar religião (ou melhor, um arremedo de religião), no lugar. Já há algum tempo cansei de ver a fé que professo defendida com argumentos "abobrinhescos".
Bem, quando eu tinha aula de química com a professora Helena (uma palmeirense muito boa professora, mas muito malvada), ela me falava sobre tabela periódica, me falava dos "spins" dos elétrons, do diagrama de Linus Pauling, mas nunca parou para me falar que Deus era responsável por tudo aquilo (e olha que era um colégio confessional). Em física era a mesma coisa, o professor Daniel (o querido "Danny Boy", fã de Led Zeppelin e Pink Floyd) ensinou ótica, ensinou termodinâmica e nada de Jesus Cristo! Que coisa!
A única vez que ouvi um professor de física falando de Deus foi no cursinho, o professor Isaac numa aula de nos deu uma breve confissão de fé numa inteligência maior -uma frase. O assunto da aula: o funcionamento do olho humano!
E é essa a matéria que sobrou para Deus: a biologia! O pobre Criador já foi cruelmente chutado de todas as outras disciplinas! Já pediram para Ele se retirar das aulas de história. As placas tectônicas fizeram dEle "irrelevante" nas aulas de geografia. A física mecanicista, como deixou claro Laplace, não deixou espaço para a 'hipótese" de Deus. E a professora Helena, palmeirense roxa, sei lá por que não falou dAquele que primeiro arquitetou todos os elementos químicos. Sobrou a biologia! E mesmo essa Darwin quer "puxar para sí"! Puxar o tapete de Deus e deixa-lo sem nenhuma disciplina no ensino médio!
Tá achando o texto ridículo? ÓTIMO! É ridículo mesmo! E eu vou tentar explicar porque:
Vamos começar:
1)Deus - e acredito que esse seja um grande elogio pelo qual devemos louvar a nosso Pai Eterno - Não é uma hipótese cientifica! Ele não tem nenhum poder de explicação! Ele é inexplicável! Puxa vida, não é isso que Ele responde para Jó do meio da tempestade? O homem justo se lamuriando por ter perdido tudo e Deus então aparece só para falar: "Cara, você não entende, você simplesmente não tem por onde começar a discutir comigo a respeito de como gerir esse universo!" Nós, pobres e miseráveis seres humanos temos essa curiosidade intrínseca e em muitos casos temos que nos contentar com uma não resposta da parte do Criador: "Amigo, você não tem como começar a entender isso".
Mas nem sempre é assim! Em muitos casos nós seres humanos podemos responder coisas a respeito do mundo natural que nos cerca. A metodologia mais bacana para fazer isso chama-se ciência. E para ciência, explicações boas são explicações que podemos entender. Funciona que é uma beleza, mas tem limites claros.
Ainda assim, em se tratando de ciência, "Foi Deus que fez", simplesmente não é uma boa resposta! Porque a coisa toda não é tão simples! Se Deus é a palavrinha mágica que explica o inexplicável, então realmente o que acontece é que esse "deus" tende a sumir com o tempo, a sair das aulas de história, das aulas de geografia e, por fim das aulas de ciências! Se Deus serve como "tapa buraco cientifico", então avanços científicos vão deixa-lo mesmo de fora!
Deus nunca se preocupou em "provar sua existência", francamente é óbvio, Deus nunca se preocupou em explicar um montão de coisas.
2) Criacionismo está entre o ról de palavras que de tão mal usadas acabaram perdendo o sentido (está lá, junto com liberdade, democracia e paz). Hoje em dia ser "criacionista" é sinônimo de "não acreditar em evolução", e nada mais do que isso. Caras como eu, que crêem num Deus de Amor que criou os céus e a terra, mas que não conseguem engolir essa história de "puff apareceu" para explicar a diversidade de vida na terra, não podem bater no peito e falar que são "criacionistas".
Quanto aos que tem esse privilégio, não são um grupo muito unido.... coisa de 70% deles são muçulmanos, os outros 30% se dividem entre judeus hindus, Cristãos e outros (tem até alguns que acham que alienigenas é que são os criadores). Tem gente que acha que a terra tem coisa de 6000 anos, tem gente que acha que tem bilhões de bilhões, tem gente que acredita em dinossauros, gente que não acredita*. Fico me perguntando qual desses Criacionismos será ensinado no Makenzie...
3) Deus se revela a nós! Nos não chegamos ele por sermos inteligentes ou sábios! A ciência não atinge Deus! Deus atinge a gente! Então por que tentam socar Deus numa aula de ciências? Se Ele está na aula de ciência então os Cristãos deveriam estar estudando e não orando! Deveriamos estar pedindo para Deus QI e não Fé! (e ai daqueles que, como eu, tem QI de Corinthiano, estão fadados a ficar longe desse deus que prefere gente de QI alto...)
4) Bem, então a professora Helena, o Danny Boy, o Diógenes estavam certos em ministrar suas respectivas matérias sem incutir suas crenças religiosas. Longe de ser "atéia", a ciência simplesmente é neutra e lida com o tangível, mensurável e explicável.
Biologia não foi a matéria que "sobrou" para Deus, se você tem Fé, vai ver Ele em TODAS as matérias.
5) Olha, trabalho com biologia celular. A cada semana surge um mundo de informações sobre o mundo incrivelmente complexo da célula, e tem hora que a gente tem que parar e falar que "não tem como, foi Deus, e só Deus, quem fez isso!!" tem hora que a gente tem mesmo que, como Jó, calar a boca e deixar o queixo cair diante da maravilha da Criação. Mas não acredito que o papel do Cristão se resuma a se resignar com o êxtase e com a pequenez do não-saber. Deus nos deu a curiosidade, se resignar com uma "não-explicação" não é devoção, é preguiça! Se resignar com alguma resposta diferente da verdade (e dados de genética de populações, ecologia, registro fóssil etc, mostram que é este o caso do tal "criacionismo"), é pior que preguiça...
Se Deus quisesse descrever para gente em detalhes COMO criou as coisas, teria feito muito melhor do que fez em Gênesis (teria feito muito melhor do que qualquer cientista). O livro de Gênesis não tem essa função.
Se Deus quisesse contar pra gente como Criou as coisas, não teria dado a curiosidade para que pudéssemos descobrir.
Se Deus achasse que a gente tem um problema com perceber e estudar o mundo material que nos cerca teria dado um jeito. Mas, pelo que posso perceber, Ele da muito mais importância para o nosso coração do que para o nosso cérebro...
* O livro “A História Secreta da Raça Humana” (que eu estou há meses tomando coragem para ler) é um ótimo exemplo de criacionismo hindu, segundo o qual a raça humana existe na terra há bilhões de bilhões de anos. Será que é esse o criacionismo que o Makenzie vai ensinar?
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Coral, um troço VIRIL parte II - é Natal
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
3 Anos!
Éramos então pessoas diferentes, eu fumava Lucky Strike, e ela tinha sido pega colando numa prova de bioquímica...
Não sei bem como começou. Me lembro das nossas conversas nas noites de semana temática, da vez que ela me rasgou o bolso da calça, da vez que ela pintou meu cabelo de azul (eu fiquei inteiro parecendo um smurf), da vez que ela rasgou meu pôster de Campeão Brasileiro do Corinthians... E tudo isso antes mesmo do primeiro beijo! (bem, mas eu acho que deu para perceber como ela me conquistou né?).
E depois desse beijo foram mais incontáveis aulas de bioquimica, física, saúde coletiva (cabulei todas). Muitas tardes ensolaradas, mais uma calça rasgada, uma conversão, uma filha pródiga. De lá pra cá perdi 3 oportunidades de me vingar pelo pôster rasgado e ela nunca mais teve oportunidade de me rasgar pôsteres, parei de fumar, ela ainda puxa meus pelos, eu me formei, ela se formou e eu nunca mais bati o carro (na verdade bati sim, mas não na marginal)...
O sorriso de moleca, os olhos de moléca e o jeito de moleca dela me cativaram... 3 anos atrás o tempo era diferente e éramos pessoas diferentes, mas o nosso amor cresceu em meio a toda sorte de tretas e de lá pra cá percebo cada vez mais que, como diz aquela canção do Bon Jovi, Deus deve mesmo ter um plano, por que ela nasceu para ser minha pequena e eu... bem nasci para ser um ogro, mas o ogro dela...
Te amo Karoll
sábado, 13 de dezembro de 2008
Uma esperança gorda
.
.
.
Já o pobre coitado que resolve ser Corinthiano acaba vivendo de esperanças incertas.
Sim, o Corinthiano SEMPRE viveu de esperanças incertas! O que é muito mais nobre e muito maior do que viver de títulos! Para o Corinthians os títulos sempre vieram, mas não é o que nos move. O que nos move são essas esperanças incertas idiotas. Por isso a nação Corinthiana cresceu no jejum, cresceu na democracia, cresceu desde o seu incerto principio. As vezes, me parte o coração pensar que esses tempos tão nobres e poéticos tenham dado lugar a um pragmatismo sem graça.
A ultima das esperanças incertas que tentaram nos fazer engolir (e com sussesso, nós Corinthianos somos bem ingênuos), é uma esperança gorda. Cá eu ainda lembro da ultima promessa que nos foi feita, o acordo com a MSI, e isso me traz um receio e uma perturbação no coração sofredor, no entanto estou... Bem... esperançoso com a vinda do Ronaldo para o Corinthians
Parte do trabalho do Ronaldo esta, no momento em que escrevo, sendo feito! Tanto ele quanto o Corinthians já foram manchete de todos os jornais esportivos no mundo, camisas estão sendo vendidas. E que dizer de tantos jovens que tinham lá seus 6-7 anos na época em que o Ronaldo era grande sem ser gordo e que hoje devem reter os mesmo brilho nos olhos em relação ao craque.
A outra parte do trabalho não é do Ronaldo, é do Corinthians. É tirar alguma coisa da esperança vã e incerta que nos foi de antemão vendida. As vezes da certo, as vezes não. No duro, não importa! O negócio é que o Campeonato Paulista começa dia 21 de Janeiro, e eu vou estar lá... E não vou ser o único...
VAI CORINTHIANS
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Um parenteses, uma música, uma declaração
.
"De tanto levar
fréchada do teu olhar
.
.
Realmente espero que ainda haja por ai quem aprecie as simples palavras do paulista, Corinthiano e nó cego, Adoniran Barbosa, pois são melhores que a de muita gente letrada.
(Dedicado, com todo amor, à mais assidua leitora e voraz crítica deste blog, a saber: minha pequena)
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
Depois de semanas olhando para a tela branca, um "sifú" me faz ressurgir a inpiração
.
.
Infelizmente não gosto nada das soluções até agora apresentadas para a crise... Mais infeliz ainda é que, como não manjo do assunto, não consigo propor uma alternativa.
Continuar consumindo, consumindo, consumindo, claramente não é a solução. Não podemos esquecer que o Brasil tem uma treta muito grande com a sustentabilidade ambiental. Pelo que tenho ouvido e lido (sem qualquer aprofundamento), o governo realmente não tem dado a devida importância a esse problema. A despeito do que dizem as noticias, acho que preservação ambiental aqui no Brasil ainda é muito "coisa pra ingles ver". Na hora do "vamos ver" o que acontece é que desmatador é anistiado, e áreas de preservação permanente viram, magicamente, áreas de preservação "facultativas".
O ministério da agricultura também só quer fazer crescer a produção sem utilizar os recursos de forma inteligente (porque afinal, recursos tem de sóbra! Pra que ficar regulando?)
Bem, posso ter viajado, mas as relações entre economia e sustentabilidade são o assunto "da moda" (ou eram, até a tal crise se instalar). É engraçado, como esses assuntos de suma importancia entram e saem "de moda". O barbudo (e eu tenho que falar: gosto muito do barbudo), não mencionou sustentabilidade no seu discurso né?
Mas voltando ao ponto: para ser sustentável tem que se consumir menos. Consumir menos significa crescer menos. E aí? Cá eu pergunto: Crescer prá que? Crescer prá onde?
Não ter medo de consumir pode ajudar agora na crise, mas eu fico besta com todo esse progresso e desenvolvimento malucos (tem uma música do Bad Religion chamada "Progress" que meio que ilustra o que eu sinto).
A solução, eu comecei o texto dizendo que não tenho, mas tenho esperança de que um viver Cristão, aliado a um viver consciente, possam ser um bom começo!
E é isso que eu tenho a dizer, uma enorme "chuva no molhado" que apresenta como solução teorica "Atos 2" e espera ansiosamente uma solução prática (eu nunca fui um cara muito prático nem pragático).
Mas eu repito, um viver Cristão e consciente, creio eu, ajudam muito. E um viver Cristão consciente é, por definição, um viver generoso (pra burro) e um viver não consumista (anti-consumista, na minha humilde e radical opinião).
... Agora, o "sifú" foi legal
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Homenagem a uma "nó cega"
domingo, 16 de novembro de 2008
Algo para escrever
Hoje o pastor falou da viagem dele lá pro Senegal/Marrocos. Cara, que zuado...
Que lugar zuado, que MUNDO ZUADO, como a igrejinha Cristã ocidental é ZUADA e como este cretino escrevendo um texto babaca na net é ZUADO....
Bem, a vida de Cristão no Marrocos é zuada (nunca fui pra lá, mas me atrevo a dizer que a vida de gente pobre no Marrocos é zuada... tipo*... a cima da média). Lá, um país com 36 milhões de habitantes, tem mais ou menos 1000 Cristãos distribuidos em 50 igrejas, com no máximo 20 pessoas cada uma. Destas 50 igrejas, metade se reune apenas uma vez a cada 2-3 meses e não tem uma liderança definida.
Se você se converter lá no Marrocos vai ter que passar um período de anos conhecendo só o seu discipulador de Cristão (até terem certeza que você NÃO é um impostor que vai dedurar/perseguir os Cristãos), se você virar Cristão no Marrocos provavelmente nunca mais vai ver sua família. Se você se converter lá no Marrocos não vai ter Bíblia pra ler.
Hoje o pastor falou do Marrocos e do Senegal, foi zuado... Falou de meninas de 7 anos que tem o clítoris cortado fora com uma lamina de barbear e falou um montão de coisas que aqui não interessam (quando botarem na net o que meu pastor falou, posto aqui um link**). O que interessa (não sei se eu deixei perfeitamente claro), é que foi ZUADO. Não gosto de chorar/me emocionar em cultos, francamente acho uma chatisse, mas hoje segurei uma lágrima, (nada contra você amiguinho emotivo, muito pelo contrário, aqui dentro do meu coração confesso que te invejo). Ví outros que também se emocionaram...
As vezes penso que “sofrer perseguição” é meio que o “estado natural da igreja Cristã”. É meio que nem as oliveiras. Se você for até a Grecia vai ver lá nos olivais deles umas árvorezinhas mirradinhas bem características, são as oliveiras. Se você for até São Paulo e visitar o Jardim Botânico (faça isso um dia desses meu, é bacana), vai ver lá também uma oliveira, só que diferente. A oliveira do Jardim Botânico daqui é uma “árvroezona” esquizitona. O que acontece é que na Grecia as oliveiras estão no ambiente natural delas, e com as mudanças anuais de temperatura, umidade, duração do dia lá na Gécia, elas sabem quando crescer e quando dar flor e, consequentemente, frutos. Aqui no Brasil não tem isso não. O Clima não é Mediterrâneo, o hemisferio não é o mesmo também. A oliveira então só cresce, ela não recebe o sinal do ambiente para realizar o despendioso, mas necessario, processo de dar flor.
Com a igreja acho que é parecido, quando ela está sob condições bastante adversas é que ela esta no ambiente “certo”. NÃO estou dizendo que a igreja sem perseguição não dá fruto, que não é boa, ou util. NÃO! Só estou dizendo que a igreja Cristã, existindo num lugar onde ela é aceita e/ou maioria geralmente tem uns aspectos aberrantes.
Quer um exemplo? Bem, cá eu nunca entendi direito a parte da Bíblia que diz que para seguir Jesus devemos odiar nosso pai, mãe e irmãos (Lucas 14:26). É claro a gente sempre vem com aquelas desculpas esfarrapadas e interpretações meia boca. Mas um garoto qualquer marroquino que realmente abandonou papai e mãmae e irmãos para seguir a Cristo poderia me explicar direitinho o que o tal versículo realmente quer dizer! (para um pensamento LEGAL sobre o que esse versículo quer dizer, leia “Os 4 Amores” do C. S. Lewis, é bacana).
Esse e tantos outros versículos que a gente acaba não entendendo direito, sobre amor, sobre entrega...
Não estou fazendo um discurso propagandistico missionário (não gosto muito desse tipo de coisa), só estou falando para você que estiver lendo, pensar um pouco a respeito, orar um pouco a respeito, fazer um pouco a respeito. Não só na Afríca, tem MUITA gente precisando de ação e oração ai perto de onde você tá. Eu, é claro, não faço nada disso, mas queria começar....
Estou ouvindo agora mesmo a canção “Massacre” da banda “Anti-Demon”... A letra da música não é lá muito elaborada, mas acho que mostra bem um pouco de como o Cristão deve se portar. Não ria da minha cara se hoje à noite nas minhas orações, eu pedir poder a Deus para, com o Amor, massacrar a opressão e o ódio, para massacrar todo o mal (talvez Ele vá rir, mas acho que num sentido beeem diferente...)
*me perdoem por ter usado a palavra “tipo”...
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Semana grande
Aquele que te guarda
(Roberto Diamanso)
"Entrega os teus caminhos ao Senhor
Confia Nele,e tudo o mais Ele fará
Deita e dorme em paz
Aquela paz, que excede a todo o entendimento
Porque Ele, Deus, está atento
Cedo te levantarás,
Não dorme Aquele que te guarda
Nem tosquenejará
Fazei conhecidas do Senhor
tuas necessidades
E aquela paz, que excede a todo entendimento
Guardará o teu coração"
Boa tarde amiguinhos
sábado, 8 de novembro de 2008
O que você vai fazer dia 6/12? Mais um programa
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
A lista definitiva de tudo que Crente não pode fazer!
Sem dúvida não passou despercebido aos meus possíveis leitores o triste relato, na minha ultima postagem, no qual eu confesso ter mandado o pobre motorista do Honda prata ir tomar no cú. Dos poucos leitores que tenho, muitos franziram o cenho e alguns sem dúvida se tornaram, irremediavelmente, ex-leitores. Esses pensamentos me entristecem o coração e, aqui, minhas reflexões levantam a velha máxima do que “crente pode ou não pode fazer”...
E ai, crente pode falar palavrão? A resposta é fácil: NÃO! Mas não pode MESMO! É um tremendo dum insulto e uma tosquice se deixar levar dessa forma!
Não pode de jeito nenhum!
Ilustrando com o meu exemplo, de meu breve e triste encontro com o motorista do Honda prata, a Bíblia deixa claro que aos olhos de Deus, aquele acontecimento foi tão grave quanto se eu tivesse tentado matar o cara (no calor do momento, de fato, me pareceu até sensato estabelecer pena capital para pessoas que proclamam a si mesmas imperadoras supremas das ruas e avenidas de São Paulo e fazem da buzina cetro e coroa... Só depois me ocorreu que se fosse esse o caso, tristemente, também eu estaria no banco dos réus).
De fato, o xingamento ao motorista do Honda prata não passou desapercebido ao próprio motorista, não passou desapercebido a minha triste consciência, e pior, não passou desapercebido ao Espírito Santo de Deus que em mim habita e que na ocasião, NO MÍNIMO, teve que tapar o nariz com o cheiro do ódio que me subiu do coração.
Então palavrão não pode!
Outra coisa que não pode de jeito nenhum (A Bíblia é bastante clara) é coadunar com um sistema econômico e social que produza desigualdade e miséria, não tem cabimento crente fazer isso. Taí mais um pecado do qual sou (muito a contra gosto) culpado, é triste ver que não sou o único. Também não pode fazer pouco da criação de Deus (toda ela), não pode desobedecer papai e mamãe, não pode olhar pra mulherada pensando besteira (de jeito nenhum). Beber pode (com o pequeno detalhe de que na verdade não pode).
A lista se estende e se estende, passando por mentirinhas e abominações das grossas, por desvios de comportamento, medidas de comprimento da saia, times de futebol etc. Tudo o que NÃO pode! Tudo o que a Bíblia DIZ expressamente que é um desvario animal fazer, que é burrice, loucura, coisa de gente debilóide.
Como fazer do próprio coração um mar pornográfico,
Como matar no seu coração um cara que você nem conhece
Como cauterizar o coração contra a miséria humana
Simplesmente Não dá, Não róla
Não tem como
A lista de tudo que não pode é grande, e a lista do que não pode mas eu faço é menor, mas não é pequena
Como Solucionar?
Bem... ”Todo mundo faz” é uma boa desculpa (uma ótima desculpa porque é verdadeira! Todo mundo faz MESMO). Mas se você parar e perceber, sua consciência não vai engolir muito essa desculpa, Deus é bem claro, nem sequer PASSA pela cabeça dEle, por um instante engolir essa desculpa esfarrapada. (por favor, não me confundam com um cara que acha que sabe sequer um pouquinho do que se passa na cabeça de Deus, de fato, sei muito pouco nessa vidinha que eu levo, mas sei que não sei sequer uma fração do que se passa na cabeça de Deus).
A verdade é que eu não tenho a resposta!
Tem dias que, quando percebo o absimo entre o mal que faço e o bem que deixo de fazer, assim como Paulo, só me resta bradar: “Miserável homem que sou, quem me libertara desse corpo sujeito a morte”.
Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Primeiro porque Ele tem a resposta:
“Vá e não peques mais”, é isso o que ele exorta, exorta ao crescimento, exorta a perseverança e ao perdão!
A lista definitiva de tudo o que um crente não pode fazer não é gigantesca, é curtíssima: só não pode apontar o dedo pro cara do seu lado, porque o que ele faz, você faz igual!
E o resto?
Bem, do resto tem coisa que pode, tem coisa que não pode. Se paute pelo Amor, pela Palavra e pelo Espírito Santo (se ele tapar o nariz, é mau sinal). Mas peloAmordeDeus (literalmente), só não me aponte o dedo pro seu irmãozinho(a), (não falo como vitima de apontações de dedo, não sou. Falo como um exímio apontador de dedo que sabe o quanto a gente perde apontando o dedo).
De resto - e essa é a segunda razão pela qual temos que dar Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor: O Cara que de fato PODIA apontar o dedo não o fez. Ele resolveu perdoar a julgar. E Deus resolveu (e ainda resolve a cada instante) vir a nosso encontro custe o que custar para Ele, sem se importar que para a gente a coisa toda sai de Graça.
Tudo isso para dizer que – Deus me ajude – realmente não pretendo nunca mais chingar ninguém no transito. Por outro lado – Deus me perdoe - temo que meus leitores do blog ainda vão ter que agüentar alguns palavrões e palavras de baixo calão da minha parte (O nome do Blog não é “nó cego” à toa).
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Orações
Bem, você já parou e olhou para alguém orando sem, de fato, orar junto? sem responder ao ato de oração? Só ficou olhando?
Outro dia fomos almoçar no shopping eu e minha pequena, ao me dirigir para a mesa levando a bandeja com a refeição pego ela orando - uma daquelas orações burocráticas que os crentes “espiritualmente” realizam antes das refeições.
Fico alguns segundos apenas olhando a atitude reflexiva antes de perceber que a coisa é séria, que ao contrário de mim, a pequena sabe o que faz quando ora.
Refleti por alguns segundos observando aquela sincera, oração silenciosa. Sem dúvida bastante diferente do formulário espiritual 517-2, com duas vias assinadas, xerox do RG autenticado em anexo, junto com comprovante de residência e nota fiscal, agradecendo a Deus pela comida, o qual eu às vezes me engajo a preencher antes das refeições, e ainda por cima chamar de “oração” (vocês sacaram?)
Enfim, enquanto ela orava com o coração, eu pensava na gente: nela com o fim de semestre dela, em mim com as minhas tretas. Pensei bastante em alguns amigos e amigas e em algumas dificuldades (algumas bobas, algumas gigantes). Pensei no motorista do Honda prata que meia hora antes eu tinha mandado tomar no cú (pensei um bocado nele na verdade... cara apressado). Nisso já pensei no transito e nos meus problemas com o transito, nos problemas da cidade, no prefeito em quem eu não votei, no que ele devia ou não fazer. E pensei nos tardigradas, aparentemente tão alheios a tudo isso...
E ali mesmo fiz a minha oração, uma das mais sinceras e de coração que eu já fiz: “Deus, ouça as nossas orações, estamos todos precisando. Amém”.
domingo, 2 de novembro de 2008
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Ovelha negra?
Queridos, queria escrever alguma coisa sobre humildade e esperança para todos aqueles cabeçudos sem noção que tem por aí (não é bom saber que nós não estamos sozinhos?)
Faltou inspiração (e tempo), fiquem com uma músiquinha das mais lindas...
Five Iron Frenzy - on Distant Shores
"I have been scarred so deep by life and cold despair,
and brittle bones were broken far beyond repair.
I have leveled lies so deep, the truth may never find.
And inside my faithless heart, I stole things never mine.
If mercy falls upon the broken and the poor,
Dear Father, I will see you, there on distant shores.
I have toiled for countless years and ever felt the cost,
and I've been burned by this world's cold,like leaves beneath the frost.
On my knees I've crawled to You, bleeding myself dry.
But the price of life is more, than I could ever buy.
If mercy falls upon the broken and the poor,
Dear Father, I will see you, there on distant shores.
And off of the blocks,I was headstrong and proud,
at the front of the line for the card-carrying, highbrowed.
With both eyes fastened tight,yet unscarred from the fight.
Running at full tilt, my sword pulled from its hilt.
It's funny how these things can slip away,
our frail deeds, the last will wave good-bye.
It's funny how the hope will bleed away,
the citadels we build and fortify.
Good-Bye.
Night came and I broke my stride,
I swallowed hard, but never cried.
When grace was easy to forget,I'd denounce the hypocrites,
casting first stones, killing my own.
You would unscale my blind eyes,
and I stood battered, but more wise,
fighting to accelerate,shaking free from crippling weight.
With resilience unsurpassed,I clawed my way to You at last.
And on my knees,
I wept at Your feet,
I finally believed,
that You still loved me.
Healing hands of God have mercy on our unclean souls once again.
Jesus Christ, Light of the World,burning bright within our hearts forever.
Freedom means love without condition,without beginning or an end.
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
"A fé e a ciência podem andar juntas, mas a verdadeira ciência corrobora tudo o que está escrito na Bíblia".
Pra começar, creio que alguém poderia exclamar: "Muito certo!" Afinal um Cristão não pode aceitar algo que vá contra os ensinamentos Bíblicos
Cá eu, brado: Muito ERRADO!
A Bíblia não é livro de ciências, não tem a mínima pretensão de ser um livro de ciências, não quer ser um livro de ciências, não deve ser vista como um livro de ciências. Como então a ciência vai corroborar ou refutar a Bíblia? A única maneira que me ocorre é se alguém "refutar cientificamente" o Amor de Deus e/ou a obra redentora de Jesus Cristo na Cruz do calvário.
A) "Refutar cientificamente" o Amor de Deus é tão científico quanto fritar bacon.
B) Quanto a obra redentora do calvário, até onde sei, especula-se sobre o Jesus histórico, a verdade contida nos evangelhos e as ocorrências históricas dos fatos neles narrados. Especulações não constituem de forma alguma ciência.
A Bíblia é um livro de Fé, deve ser encarado nesse contexto e deve ser lido não para ser interpretado, mas para que, lendo a Bíblia, nós interpretemos a vida através dela (ouvi isso outro dia, achei legal). Não existe livro mais importante.
Mas eis que chega um bando querendo submeter a Bíblia a rígidos testes empíricos!
NA CERTA ATEUS!
Na certa cépticos que não reconhecem o valor das Sagradas Escrituras e esvaem a fé e a alma na vã tentativa de socar a Bíblia em moldes científicos. E, frustrando-se, tornam-se ainda mais cépticos em relação a tudo.
Mas não foi um ateu que deixou implícito que a Bíblia deve ser submetida a rígidos testes empíricos, foi um Cristão. Repito a frase: "A fé e a ciência podem andar juntas, mas a verdadeira ciência corrobora o que está escrito na Bíblia".
E repito o brado: muito errado.
Ao tentar submeter a Bíblia a moldes científicos o que se faz é justamente dar o braço a torcer àqueles que pregam que a ciência é a única metodologia valida para se atingir a verdade, e isso simplesmente não é Cristão (para não dizer que não é sensato).
A ciência é isenta de prerrogativas, ela não tem o "rabo preso" nem com a Bíblia e nem com Deus, uma vez que lida com o material, natural e mensurável (tudo que Deus não é). Do mesmo jeito, nem Deus nem a Sua Palavra tem o "rabo preso" com a ciência.
O interessante é que mesmo sem partir de um pressuposto específico, a ciência nos mostra as maravilhas do mundo a nossa volta e como elas refletem de forma extraordinária o Amor de Deus e seu poder infinito. Deus não está escondido nos cantos escuros da nossa compreensão, Ele pode ser visto JUSTAMENTE nas janelas que a ciência abre na forma em como entendemos o mundo. É assim que ciência e fé dialogam.
É infeliz que muitos Cristãos não vejam isso e apoiem a sua fé em truques de mágica, no desconhecido, no "abracadabra", mesmo que para isso tenham que negar dados e evidências claras....
Acho que ainda vou bater muito nessa tecla aqui nesse blog...
Gostaria de dedicar essa postagem à minha pequena, que me serviu de inspiração para que eu escrevesse tudo isso ai que eu escrevi (acho que ela provavelmente não concorda com quase tudo... Mas, sei lá, perguntem pra ela). Só sei que se eu a mencionasse mais vezes aqui no meu Blog, com certeza ele seria um Blog muito melhor. VALEU Nêga. Meu coraçãozinho é teu.
sábado, 25 de outubro de 2008
A serie A de volta a Elite
VAI CORINTHIANS
Fiquem na Paz
Sobre Covardia
Tenho que ser sincero. Se me disponho a falar sobre a covardia, é apenas na condição de covarde... Não sei se sou, não sei se procedo como tal ou se, ao contrário, sou um bravo. Sei das vezes em que fui covarde. Aprendo sobre a covardia e o grande mal que ela representa.
Covardia, para começo de conversa é um pecado.
Fosse eu de confissão Católica, certamente enumeraria “covardia” como um pecado capital, um pecado cabeça, um pecado que, nascendo no coração, gera e é causa de tantos outros pecados. A covardia começa guerras, acaba com casamentos, acaba com a fé e com a esperança. Percebo a covardia como causadora de tantos outros pecados considerados capitais! Covardia, por exemplo, gera a ira.
Pecados são pecados, é bem verdade (dãh), mas a covardia tem um ar particularmente vil. Para começar, a covardia ainda hoje é considerada como “pecado” ou “falta”. Mesmo num mundo que não considera mais pecados como pecados, mas como fontes de satisfação, numa época onde tudo que é bom “é ilegal, imoral ou engorda”, a covardia ainda é, de todos os atributos, o mais covarde (dãh2), e sem dúvida, um dos mais feios.
Mas o que é então a covardia que eu teimo em reconhecer tanto no coração humano? Me lembro agora dos desenhos animados de ação que assistia quando era garoto. Em muitos deles o vilão era capturado, preso, mas em outros ele quase que invariavelmente fugia de forma covarde quando as coisas ficavam pretas. Penso que a covardia seja mais do que isso. Penso que ela vá muito alem do óbvio.
SIM! Percebo, por exemplo, que muits vezes fugir pode ser um ato de estrema bravura, em outras, lutar pode ser um ato de extrema covardia!
Os kamikase japoneses chegaram ao cúmulo de fazerem da condição de martir uma condição covarde. Transformando a entrega da vida como algo “compulsório” por parte dos soldados, dos quais era esperado que preferissem a morte à ver a nação derrotada de forma tão humilhante, os japoneses não conseguiram ver que a verdadeira bravura. E a verdadeira bravura, às vezes, está em ser derrotado de forma humilhante, se prostrar diante do vencedor envolto em lágrimas, para depois se reerguer bravamente. Isso, os soldados japoneses que não cometeram kamikase (por covardia, bom senso ou bravura) puderam ver e, se pá, sentir.
Do outro lado da moeda temos o Cristianismo, que fez do ato de não revidar um ato de extrema bravura e NÃO de covardia. Cristo nos ensinou com ensinamentos e ações, 2000 anos mais tarde Ghandi e Martin Luther King Jr. Entenderam o recado e a bravura existente em virar a outra face.
Percebo ainda, que virar a outra face não é algo que se faz com o pescoço, é algo que se faz com o coração. Resignar-se não é simplesmente aguentar! Aguentar é covardia, virar a outra face é um ato voluntario: “Você me deu uma bifa do lado direito, agora por favor me de uma do lado esquerdo”. Isso é muito diferente de aguentar! Aguentar por aguentar, aguentar por ser fracóte, aguentar por costume, aguentar por preguiça... Acho que isso tudo é covardia... Os garotos resposáveis pelo massacre de Columbine em 1999 não “viraram a outra face”, eles simplesmente aguentaram, aguentaram, aguentaram... Até que um dia não aguentaram mais e resolveram agir... Agir covardemente
Enfim, o Cristianismo é essa crença “debilóide”, onde os pobres de espírito ganham o Reino dos Céus, e que nos convida a nos levantarmos contra tudo o que tem de errado, mau e podre nesse mundo, nem que seja só para tomar uma bifa e virar a outra face! Nesse sentido, a frase da banda Machinae supremacy -que possui claras convicções ateistas- pode muito bem resumir um bom naco do cerne do que é seguir Jesus Cristo: “enfrente e confronte tudo aquilo que você sempre conheceu desde que aprendeu a rastejar”. Os Cristãos são exortados a enfretar tudo isso que sempre foi conhecido e reconhecido como sendo grades, prisões, vícios, correias e grilhões! E enfrentar isso, NÃO é tretar, não é socar, não é gritar TRUCO!
É algo que se pode fazer em silêncio, com os dentes cerrados
É algo que se pode fazer enquanto luta ou enquanto foge
É algo que se pode fazer sozinho ou acompanhado
É algo que se pode fazer (vejam só) pendurado numa cruz...
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Um ótimo programa para ... bem.. para daqui a pouco...
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
terça-feira, 21 de outubro de 2008
TETRIS
TETRIS é horrível e TETRIS é gratuito!
Você começa o jogo com apenas uma certeza: você VAI morrer! Em algum momento aquelas pecinhas vão começar a cair mais e mais rápido e você NÃO vai mais conseguir acompanhar. Não há esperança para o jogador de TETRIS, ele vai perder.
Ele NÃO vai resgatar a princesa
Ele NÃO vai vencer o “chefão final”
Ele NÃO vai ver o fim do jogo
Ele NÃO vai ver os créditos do jogo e ganhar um “CONGRATULATIONS, Thanks for Playing” no final
O jogador de TETRIS vai morrer, inexoravelmente
A única esperança do jogador de TETRIS é o “high-score”, a fagulha de esperança é deixar uma marca tatuada no PC, uma marca só sua: “eu estive aqui... Eu perdi, como todo mundo, mas não sem antes fazer 22.589 PONTOS” . Eu mesmo ainda olho com olhos de pai orgulhoso para minha marca aqui no computador do laboratório (ou vocês acham que eu trabalho?). Me lembro daqueles minutos de tensão, medo, loucura e frenezi em que cada peça que caia significava mais um problema do qual não dava pra desviar, e a cada segundo as peças caiam mais rápido e meus dedos ficavam mais lentos... Perdi... todo mundo perde. Mas não sem antes de fazer uma porrada de pontos e bater de forma humilhante o ex-campeão de tetris do laboratório, o “Zé das Couve” (um fantasma que mesmo o Waldir, técnico aqui do láb, não soube me dizer quem era, embora eu suspeite que seja ele mesmo).
“Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito”(Eclesiastes 1:14) Sim, também o “high-score” é vão... Algum dia o PC vai ser formatado, jogado no lixo, esquecido. E lá vai ficar o meu “high-score”, aqueles 5 minutos em que eu lutei bravamente por uma causa perdida, vão sumir para sempre... As vezes eu penso que Salomão jogava TETRIS....
Vaidade das vaidades, tudo é vaidade....
E a única solução para o problema do TETRIS ainda é a mesma: “Fodam-se as peças!”, elas não importam tanto assim, elas não são tão importantes quanto os amigos, os amores, os pores do sol, os jogos do Corinthians no Pacaembu sábado as 16hs, os afagos da pequena, um PF com tubaina no boteco da esquina, groselha com água com gás...
“Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias de vida que Deus lhe deu, porque esta é a sua porção.” (Eclesiastes 5:18)
E isso tudo sem esquecer que a vida não tem NADA A VER com TETRIS,
O chefão final vai se dar mal
A princesa vai ser salva
Vai rolar um “Congratulations, Thanks for Playing”
Por isso inclusive é bom saber jogar, porque eu não agüento gente apelona... mas isso é para outro dia....
Coral: um troço VIRIL!!!
http://iptv.usp.br/overmedia/Id.do?instance=0&id=uspYow7s9XHzcbbO_S0-dQJWXRqUA86Ae5PIA8ji_Ts3X8.&type=video
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Mais uma chupinhada do Y!R: "Não tenho fé para ser ateu"
O ateismo (vou concordar com os ateus), não requer fé NENHUMA. Para falar a verdade, acho que a unica coisa que um camarada precisa para virar ateu é acordar um dia e pensar: "Acho que hoje vou provar se Deus existe ou não" é batata!
Ele vai bolar algum experimento, afirmação, algum juizo para ver se Deus se porta da maneira como o camarada esperaria que Deus de fato se portasse (é quase um despropósito procurar desse jeito o Deus da Bíblia, que tantas vezes nos mostrou que não liga muito em se portar como nós esperariamos que Deus se portasse, mas enfim....)
... Mas enfim, o camarada quis "provar" Deus, aí de duas uma: Ou vira ateu, ou se apega aquele elixir maravilhoso: a IGNORÂNCIA:
-"Não posso explicar tal coisa! Então só Deus pode ser responsavel pela tal cousa inexplicável".
-"Ah... bem, cientistas suécos acabaram de descobrir a explicação para tal coisa, era apenas uma série de fenomenos físicos"
-"MENTIRA!!!! Esses cientistas são TODOS uns ATEUS!!! Tal coisa é INEXPLICAVEL! Apenas Deus pode ser explicação para tal coisa!!!! Eu me recuso a aceitar essa explicação baseada em dados empiricos comprovados, prefiro ficar com a minha (?fé?)"
Tem gente que confunde isso com fé, mas isso não é fé não, é justamente o oposto, é uma "anti-fé" uma "fé negativa".
A ignorancia é a "anti-fé"...
-"Não tenho fé para ser Ateu"
-Seu problema não é esse cara, o problema é que você não tem fé pra ser Cristão mesmo....
2)"puxa Emiliano, estava lendo seu blog e virei ateu, quero desvirar"*
Quer desvirar? Também é batata! Pare de tentar provar Deus. Sente-se, respire fundo e tente PERCEBE-LO.
Veja só se Ele não fala com você
veja só se alguma coisa não acende o seu coraçãozinho bem quando você precisar dEle, bem quando você precisar de Amor!!!!!
Quer desvirar: um pouquinho de Esperança, um pouquinho de Amor e um pouquinho de Fé. É batata!
Jonas em Sto André
sábado, 18 de outubro de 2008
E com a Vitória do Todo Poderoso Sport Clube Corinthians Paulista Sobre o Bahia, tem inicio o meu Blog
Em meio a noticias dificeis , inicio o meu Blog com a felicidade boba que o futebol da na gente. Dentinho, Moraes e mais 9 caras vestidos de roxo presentearam o bando de 25 milhões de loucos, que teimam ser uma NAÇÃO e não uma torcida, com uma bela vitória por 3x0!
Bem vindos ao meu Blog
Paz de Cristo