segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Sobre o humor de Deus e literalismo Bíblico (comentários a uma segunda opinião)

“Eu acredito que Deus criou o mundo em 7 dias literais”

Esse post é o resultado de uma breve conversa por msn com a minha pequena a respeito do último post deste blog, o papo foi interessante, mas curto, e por conta disso, nem minhas opiniões , nem as dela estão aqui devidamente esclarecidas e esmiuçadas. Ainda assim, após considerações, resolvi publicar estes interessantes, porém incompletos, comentários.

Minha pequena é uma ferrenha literalista bíblica. Felizmente a opinião dela (até onde sei), não tenciona a dar caráter cientifico a opiniões que ela tem a partir da fé. Bem, não vou ficar colocando palavras na boca dela. Vou simplesmente transcrever o trecho da conversa e tecer meu comentário.

“Eu acredito que Deus criou o mundo em 7 dias literais, e depois falou: ‘vou fazer uma pegadinha com os cientistas. E eles vão ficar se batendo, sem nunca ter certeza de nada uhaaaaaaaaahahhha’ (risada grave de Deus)”.

Frente a minha crítica de que ela é uma boba a resposta foi:

“hehehe... É sério! Acredito q ele fez isso! Deus é muito bem humorado. E eu tenho fé de q ele não é carrancudo, ao contrário, Ele é amoroso e feliz, apesar da desgraça do nosso pecado Ele é feliz... Ow, posta isso no seu blog!”

Comentários:

Particularmente fico muito receoso a relegar aspectos do mundo natural (que por vezes podem ter implicações de sofrimento e crueldade para as criaturas), ao “bom humor de Deus”. Isso sem falar que encarar todas as claras evidências do processo evolutivo como uma "brincadeirinha de Deus" que na verdade criou o mundo em 7 dias é, no mínimo, forçar a barra. Ainda assim não tenho qualquer problema em aceitar esse bom humor de Deus uma vez que também eu simplesmente não consigo ver Deus como um carrancudo (ninguém que Ame tanto pode ser tão carrancudo... mas isso é só minha opinião [e a pequena concorda!]).

Sem dúvida Deus tem um bom humor e uma risada gostosa de ouvir. E, ao que me parece, Ele, de fato, nos pregou várias “peças” e nos submeteu às mais diversas pegadinhas ao longo da história. Sem dúvida, uma das mais pungentes dessas pegadinhas foi ter criado a humanidade tão única e especial a partir de uma linhagem de primatas, compartilhando descendência com o restante da criação, como que nos lembrando de nossos limites. Estamos na constante busca pelo Transcendente e temos acesso à revelação divina, ainda assim fazemos parte desta criação, não podemos nos isolar dela por que fazemos parte dela e não fomos feitos a parte dela. Como a história de Noé tão bem ilustra, estamos todos no mesmo barco.

Ademais, não acho que a consciência e a curiosidade cientifica sejam maldições, muito pelo contrário, são bênçãos! Mesmo nossa confusão quando vem de Deus pode ser uma benção. A curiosidade que Deus nos deu e a busca por conhecimento são, sem dúvida dons únicos. E mais uma vez percebo que é o ser humano que perverte toda a benção de Deus e faz dela o mal e o pecado buscando coisas que são diferentes dEle.


Paz de Cristo

Um comentário:

Talita disse...

Acho que a sua pequena (minha doce querida amiga) me convenceu! Os argumentos dela são coerentes! ;)