terça-feira, 30 de junho de 2009

TIMÃO de 2008 / TIMÃO de 2009. Algumas considerações

(Esse texto foi escrito há uns 10 dias atrás, decidi esperar para publicá-l0 na vespera da final, não para contar vantagem -não gosto de contar vantagem- mas por que acho que seria mais apropriado. Amanha vamos ver se o glamuroso Timão de 2009 cresce no meu coração mais do que o modesto Timão de 2008. Já disse: espero que SIM)
.
O Corinthians ira, dentro de uns 10 dias, decidir lá no Beira-Rio, a Copa do Brasil. Dizem por aí que ano passado foi a mesma coisa: O Corinthians abriu, em casa, uma considerável vantagem contra um time que, em teoria era superior e, via de regra, um time muito dificil de bater quando jogando em casa com força máxima.
.
Se o fim da história contra o Inter vai ser o mesmo do que contra o Sport, eu não sei. Quero mesmo acreditar que não e tenho base: esse ano a postura é outra, e o adversário, ainda mais terrível que o do ano anteríor pode ser enfrentado com mais segurança e maturidade e de maneira menos frenética.
.
De mais a mais, não estou aqui para comparar finais. Mas gostaria de salientar contrastes entre times e campanhas. Pois entre o TIMÃO de 2008, vicê campeão da Copa do Brasil e o TIMÃO de 2009, possível campeão da Copa do Brasil; bem como entre as campanhas do TIMÃO de 2008 na Copa do Brasil, e do TIMÃO de 2009 na Copa do Brasil existem sim contrastes e disparidades. Sendo que a história de 2008, até agora, supera a história de 2009.
.
O TIMÃO de 2008 era um time do qual ninguém esperava nada. Com poucas pretensões havia feito uma campanha mediana no campeonato Paulista e caminhava pela série B como um estranho em uma terra estranha (com ampla cobertura televisiva, diga-se de passagem). Mesmo assim, com uma campanha dramatica o time galgou seu lugar na final. Pouca gente aceditava. Passamos pelo Goias revertendo um resultado contrário dificil. Passamos pelo Botafogo nos Penaltis, com direito a sufoco e frango de Felipe. Passamos nem lembro mais por quem. Perdemos na Final para o time que havia conquistado seu lugar na final de forma muito mais enfatica e brutal. O Sport... O mesmo que mais tarde, já no ano de 2009 na Copa libertadores, caiu diante de um Palmeiras que, guardadas as devidas proporções, empolgou bem menos do que o Corinthians de 2008. Pois se o Timão não prometia nada e nos deixou com Esperança, o Palmeiras prometia muito e não cumpriu nada. O Verdão acabou perdendo para um time menos empolgante ainda, O Nacional do Uruguai.
.
A Campanha de 2009 tem sido atravessada por um outro Corinthians: Campeão Paulista, cheio de pretensões e abertamente forte. Corinthians que já calou muitos dos torcedores de times adversários que tanto gargalharam durante a campanha de 2008 e, estou certo, ainda ira calar tantos outros. No lugar de decisões por penaltis, decisões em tempo regulamentar, em algumas das quais passamos com folga. No lugar de frangos, defesas espetaculares pelo mesmo goleiro, Felipe. No lugar de Herrera, com raça e falta de noção espelhos do próprio alvi-negro do Parque São Jorge, temos o Ronaldo, com muito mais noção e barriga que o Herrera mas que tem calado tantos adversários quanto o Corinthians nesse ano de 2009.
.
E eu sou assim: prefiro mesmo o ‘under-dog’. Prefiro o Corinthians de 2007, que caiu, do que o Corinthians de 2005, que foi Campeão. Prefiro o Herrera do que o Ronaldo, e prefiro qualquer time de basquete no mundo do que os Lakers. E prefiro, ATÉ AGORA, a campanha do TIMÃO na copa do Brasil em 2008 do que em 2009.
.
Algo me diz que depois de quarta feira, eu vou mudar de opinião e preferir a campanha deste ano à do ano passado. Mas a única coisa que podera trazer essa subita mudança de opinião será a taça.
é isso aí amigo@s
Desejo lhes a Paz
E VAI CORINTHIANS

----------------------------
UPDATE (2-07-09)

Taí! Agora sim prefiro a campanha do TIMÃO de 2009 do que a do TIMÃO de 2008!
Parabéns pelo Campeonato CORINTHIANS!
Acho que o TIMÃO de 2010 vai fazer ainda mais bonito!

3 comentários:

K-roll disse...

Ah!! Q time ridículo!!!!

Emiliano M disse...

tsc tsc tsc... quanta inveja

Anônimo disse...

O que aconteceu este ano com esse timão?
Meu marido é do SP e costuma se reunir com amigos, pedir delivery em higienopolis e assistir todos juntos os partidos.