.
"Fé e ciência podem, ambas nos levar à verdade a respeito de Deus e de Sua Criação"
O site: BioLogos
Fonte:
T.M. Cronin and C. E. Schneider, "Climatic Influences on Species: Evidence from the Fossil Record," Trends in Evolutionary Biology and Ecology 5 (1990): 275-279.
3)Um pouco de Deus
As questões que ficam para mim, com certeza não são de cunho cientifico. Particularmente não vejo conflitos ou atritos entre a teoria evolutiva e a fé Cristã. Sei que muitos, crentes e descrentes, discordam de mim. Ironicamente eles parecem possuir argumentos bastante semelhantes. O que vejo é uma oportunidade para enriquecer e amadurecer a fé e o conhecimento da natureza e da Criação de Deus. Acredito que as obras de Deus não se mostram apenas no insondável, inexplicável e milagroso, mas no próprio tecido da realidade. O naturalismo metodológico (que é um nome bonito para método cientifico), nos mostra que o universo que habitamos possui uma regularidade exemplar. Constantes permitem que a matéria se organize do jeito que se organiza e permitem o desenvolvimento de estrelas e sistemas solares, permitem o aparecimento de planetas nos quais a vida possa se desenvolver e permitem o desenvolvimento dessa vida até a formação de seres racionais capazes de raciocínios complexos, pensamento abstrato e moralidade. Acho que parte de Deus ter descrito a criação como "Muito Boa" é justamente o seu potencial para se desenvolver plenamente e sua independência e liberdade para realizar esse desenvolvimento. Uma Criação que não necessita de remendos, mas que possui pleno potencial para crescer.
No entanto, fosse o universo como um relógio, uma máquina fechada respondendo a regras totalmente previsíveis e determináveis. Quem sabe cairíamos no argumento de Laplace, de que a “hipótese” Deus é, simplesmente, desnecessária. Felizmente o que tem se desdobrado diante de nós foge bastante dessa regularidade previsível. A física quântica nos tem mostrado que o próprio tecido da realidade carrega em si uma carga de imprevisibilidade. O desdobramento de eventos subatômicos é, em essência, imprevisível. A principio isso pode nos dizer muito pouco a respeito de Deus, mas nos diz que vivemos em um universo essencialmente aberto para o novo, um universo indeterminado e indeterminável.
Ao mesmo tempo em que creio numa Criação livre e que, por ser “Muito Boa” não necessite de “remendos sobrenaturais” para se desenvolver. Creio num Deus de amor que está todo tempo interagindo com essa Criação e que quer isso. Um Deus capaz de milagres (capaz de qualquer coisa) e que atende orações. No duro, Creio no Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. O naturalismo metodológico é uma ferramenta muito importante, mas ela possui limites claros, e Deus se encontra bem longe desses limites. Simplesmente acho que Ele não se encontra nas lacunas de nosso conhecimento, mas naquilo que podemos revelar a respeito do mundo natural. Dizer que a teoria evolutiva retira parte do poder de Deus sobre sua Criação equivale a dizer que as descobertas a respeito de metrologia tiram das mãos de Deus o poder sobre o clima e as estações do ano! Se você vê as coisas desse jeito, cada avanço cientifico será um retrocesso para Deus. Creio que Deus avance e se revele a medida em que avança e se revela aquilo que conhecemos a respeito de sua Criação.
Por fim tenho que falar um pouco das acusações feitas à evolução de “tirar a autoridade da Bíblia”. De fato, creio que a evolução simplesmente “detone” uma interpretação literal fundamentalista das Escrituras, em particular dos primeiros capítulos de Gênesis. Não creio, no entanto que tal interpretação seja a única e nem a “mais certa”. Já disse que não manjo nada de Teologia, mas Teólogos iminentes como Agostinho e C. S. Lewis parecem concordar comigo.
Não consigo enfiar na cabeça que o pecado original tenha se dado no fato de um camarada ter comido uma fruta. Creio que uma interpretação rasa literalista dos primeiros capítulos de Gênesis é que retirem a real profundidade do texto, reduzindo-o e adulterando seu real significado (se é que é possível dizer uma coisa dessas).
Creio que o Gênesis relate, antes de tudo a Criação de Deus como vista por povos de culturas nômades de uns 10.000 atrás, simplesmente não é um relato cientifico e não tenciona ser literal. Mais importante o texto nos fala da queda da humanidade. Adão e Eva comem do “fruto do conhecimento do bem e do mal”. O tal “pecado original’ pressupõe uma “tomada de conhecimento”, alguma forma de conscientização. Não que o fato de o ser humano ter adiquirido a consciência seja em si um pecado ou uma “maldição”. O pecado origina,l para mim, se deu quando o homem tencionou ser igual a Deus e fracassou! Nesse ponto a finitude e a contingência (necessários na Criação), passaram a trazer sofrimento impar ao homem afastado de Deus e rebelde em relação aos Seus caminhos.
Paz de Cristo
Um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária de Uludag, na Turquia, apontou uma surpreendente relação entre cães que correm atrás do próprio rabo e colesterol alto. O estudo foi divulgado na edição de março da publicação inglesa “Journal of Small Animal Practice”.
O autoataque também pode ocorrer após o cão sofrer trauma psicológico, cirurgia ou doença. Algumas raças, como os bull terriers ou os pastores alemães, parecem penar mais com o problema. Outro ponto curioso é que as cadelas têm uma tendência maior a atacarem seus rabos – os pesquisadores ainda não sabem explicar o motivo.
Após os veterinários analisarem amostras de sangue de 15 cães saudáveis compulsivos perseguidores da própria cauda, eles notaram níveis significativos de colesterol alto.
Paz de Cristo
Mais um filminhoZÃO com um Palestra do Ken Miller. Decidi colocar esse filme aqui porque ele é bastante complementar ao outro filme que eu já postei neste site, e nele são abordados muitos aspectos que o palestrante discute em seu último livro, do qual eu também já falei.
Gostaria de agradecer ao usuario Cesar do Y!R por ter me dado a dica desse filme.
O filminho foi tirado DAQUI
Paz de Cristo
Publicado em 01/04/2009 - 16:50
A Estação Ciência da USP (Universidade de São Paulo), em parceria com o British Council, também presta sua homenagem ao bicentenário do nascimento de Charles Darwin e ao 150º aniversário da publicação de seu livro revolucionário "A origem das Espécies e a Seleção Natural". De 16 de abril a 17 de maio, a instituição vai abrigar a exposição temporária Darwin Now, que explora a vida e obra do naturalista britânico e o impacto que suas idéias ainda provocam.
A mostra é composta por uma árvore estilizada de 2.40m de altura, construída em madeira certificada. Há ainda oito painéis duplos da mesma altura ilustrados com textos em português e inglês, além de alguns elementos interativos.
Entre os temas abordados estão a origem de Darwin, as Redes Globais, a teoria de hereditariedade, variação e seleção, bem como as evidências para a evolução. Darwin Now também tenta responder algumas questões polêmicas que permeiam a atualidade. Desde como a evolução desafia a Religião, até como surgem as novas espécies e como evoluem os Genomas.
O público também poderá conferir o mapa da viagem de Charles Darwin no H.M.S.Beagle, com as regiões costeiras de todo o Hemisfério Sul visitadas.
São Paulo é a primeira cidade brasileira a receber esta exposição, que circulará pelo país neste ano percorrendo um itinerário que inclui: Rio de Janeiro, Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília e Cuiabá.
Serviço:
Darwin Now
Data: de 16 de abril a 17 de maio
Horários: 3ª a 6ª feira, das 8h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
Local: Estação Ciências
Endereço: Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo
Ingressos: R$ 2,00 (grátis para menores de 6 anos, maiores de 60 e para todos no primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês)
Informações: 11- 3673 7022 ou www.eciencia.usp.br."
Tirado DAQUI
São Paulo - A diretoria do Corinthians apresentou nesta quarta-feira à imprensa o filme "Fiel", que estreia nos cinemas brasileiros no dia 10 de abril. O documentário de 92 minutos narra, sob o ponto de vista do torcedor corintiano, a queda do time à Série B do Brasileiro, em 2007, até o retorno à divisão de elite, em 2008.
Durante o evento de lançamento, nesta quarta-feira, o diretor de marketing do Corinthians, Luis Paulo Rosenberg, fez questão de convocar os torcedores corintianos para ir aos cinemas. E também disse esperar bater os recordes de público de filmes esportivos no Brasil, alcançados pela obra "Pelé Eterno".
O dirigente corintiano também demonstrou a felicidade em cumprir um antigo sonho. "Quando eu e o Andrés (Andrés Sanchez, presidente do Corinthians) assumimos, fizemos duas promessas: fazer um filme para a torcida e estar na Libertadores no ano do centenário (2010). Fico feliz de a primeira promessa estar cumprida", explicou o Rosenberg.
A pré-venda do DVD do filme "Fiel" já está disponível no site http://www.filmefiel.com.br, onde também pode ser visto um trailer do documentário. A obra teve como roteiristas o apresentador Serginho Groisman e o escritor Marcelo Rubens Paiva - ambos corintianos fanáticos -, enquanto Andrea Pasquini foi a diretora.
Tirado DAQUI