segunda-feira, 16 de março de 2009

O Amar, os batimentos cardiacos e a pele ficar verde: Coisas que a gente NÃO simplesmente decide... Mas que a gente decide



Dizem por ai que Amar é uma decisão que você toma, não um sentimento. Dizem por aí que é a decisão incondicional do Cristão...
.
As vezes penso que é uma baita balela....
.
Tem dias em que decidir Amar é como você decidir ser verde. Você decide que naquele dia sua pele vai ser verde. E aí? O quê isso muda? É como decidir parar com os movimentos peristaltocos do intestino, ou decidir manter os batimentos cardiacos a exatos 55 batimentos por minuto.
.
As vezes até acontece! Ás vezes a gente vira verde mesmo! Em certas ocasiões, com a menina que você gosta, com seus amigos do coração. Tem dias que é facil ficar verde. Mas aí você é como um camaleão! O camaleão fica verde em resposta a um estimulo ambiental, ele não decide ficar verde! Ficar verde, assim como os batimentos cardiacos e os movimentos peristalticos e o Amar, as vezes parece que simplesmente acontece, alheio ás nossas decisões...
.
... balela...

.

Sabe... Têm monges budistas por aí que controlam os batimentos cardiacos! Dizem que chegam a 10 por minuto! É um treinamento que leva a vida toda. Vai saber se eles algum dia vão controlar 100% dos batimentos cardiacos (um pouco de epinefrina no sangue e puft! Lá se vai o controle). Ainda assim os tais monges se condicionam e se treinam.
.

Acho que amar também é assim, não é decisão coisa nenhuma. Ou melhor, é decisão SIM! Mas a decisão não é Amar, é se comprometer incondicionalmente a aprender a Amar. Se dedicar a tomar decisões sobre coisas que estão sob nosso controle tanto quanto os movimentos peristalticos, ou os batimentos caridacos, ou o fato de que nossa pele não é verde. Para os monges tibetanos a treta é contra a glandula adrenal e a adrenalina. Para o Cristão a treta envolve mãos pés e olhos (Mateus 18 : versículos batatinha).
.
Cá eu, simplesmente não sei "ficar verde" (talvez por isso esteja nêvoso). Sei apenas me jogar de joelhos e pedir a Deus me "fazer verde" -pois eu dependo dEle para Amar-. Amar é mais dificil que controlar os batimentos cardiacos, é tão dificil quanto ter a pele transformada em verde. Depende dEle não de nós. Acho que Amar é sempre um milagre.
.
E nessa história do verde nosso modelo, nosso "incrivel Hulk" é Jesus, graças a Ele, através dEle, todo mundo pode receber um pouco dos raios gama que transformam a pele da gente em verde (Amar). Resta quem sabe aprender a usar.
.
Se você acha que Amar é uma decisão como escolher em quem votar ou se tornar vegetariano*, vai acabar se frustrando e escrever um post feioso no seu blog (capaz até de ofender aqueles que você ama).
.
Agora, se você fizer com o seu Amar o que o monge tibetano faz com seus batimentos cardiacos, sabendo que ao contrário do controle fisiológico do monge, você precisa de uma "Mãozinha" dO Transcendente para conseguir. Aí, no meio desse mundo aparentemente tão arido e "sem colheres de chá", você pode encontrar e começar a desenvolver coisas diferentes na sua vida:
.

A Paz de Cristo
.
*Nada de errado com essas decisões, são decisões individuais importantes, utilizo-as aqui como meros exemplos.
.
Observações importantes: Usei o exemplo do "verde" porque foi a primeira coisa que me pulou na cabeça e porque verde é, comumente, a cor da esperança. Não há qualquer refêrencia futebolistica (nesse campo, amar os "verdes" pode ser ainda mais dificil que mudar a cor da pele com a força de vontade, e é ai quando precisamos trabalhar).

3 comentários:

K-roll disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
K-roll disse...

Amei esse post! =D

Te amo...e essa foi uma das melhores decisões da minha vida!

Emiliano M disse...

=D

Nêga! Te Amo