sexta-feira, 6 de março de 2009

A Bíblia diz ou dizem que a Bíblia diz, uma "chupinhação"

Um dos argumentos mais comuns dos criacionistas da terra jovem é citar o experimento de Lois Pasteur que desbancava a geração espontânea (tida como verdadeira até então). E, em seguida, utilizar os resultados de tal experimento para justificar sua crença na impossibilidade da geração de vida a partir de matéria orgânica, passando então a postular que a única alternativa valida possível é uma criação da vida a partir "do nada" por Deus.
.
Eu poderia discutir aqui, como o experimento de Pasteur não tem nada a ver com a origem da vida (veja aqui e aqui).
.
Poderia citar os últimos avanços dos pesquisadores em mostrar como a vida poderia ter se originado (ainda são especulações, "chutes", mas a cada dia são chutes mais claros e mais embasados). O fato de que o RNA pode se auto replicar, bem como a elucidação de aspectos da biologia molecular que podem ter tomado lugar na terra primitiva, sem dúvida nos levam a dar alguns passos na elucidação do mistério das origens.
.
No entanto, como bom Cristão não vou fazer nada disso!
.
Vou ver o que A BIBLIA diz!
.
Será que a palavra de Deus da brecha para a hipotese que a vida foi Criada do nada por Deus? Ou será que ela insinua que a vida pode ter surgido, criada por Deus, mas a partir de elementos já existentes, a partir de matéria orgânica não viva, como dizem os biologos modernos.
.
A resposta está no livro de Gênesis:
.
"E disse Deus: PRODUZA A TERRA erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi."(Genesis 1: 11)
.
"E disse Deus: PRODUZAM AS ÁGUAS abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus." (Genesis 1:20)
.
"E disse Deus: PRODUZA A TERRA alma vivente..." (Gênesis 1:24)
.
Confirmo que nem mesmo o livro de Gênesis concorda de forma absoluta e inequivoca com aqueles que procuram "respostas no Gênesis", talvez porque procurem de um jeito não muito certo.
.
Procuram justificar o que eles já "sabem", em vez de perguntar por aquilo que não sabem. (e em se tratando de Vida e Escrituras, desconfie de quem acha que sabe tudo)
.
Porque, as vezes, refletir na Palavra é melhor do que achar que já entendeu tudo. As vezes refletir sobre a Vida e a Palavra Viva pode trazer algumas surpresas.

Paz de Cristo amiguinhos, Amo vocês

Este texto foi "chupinhado"de forma safada DAQUI. E foi postado no Y!R antes de ser postado aqui.

(OBS. Esse texto não tem nenhuma pretensão de dar "novas e incriveis" interpretações do livro de Gênesis, apenas aponta o quão bom é uma reflexão a respeito. Em seu livro "Confissões", Agostinho dedica nada menos que um cápítulo inteiro para ficar "brisando" em cima de Gênesis 1:1: "No princípio criou Deus os céus e a terra.". Creio que reflexões sejam importantes).

2 comentários:

Marie Curie disse...

Óia, eu acho que Deus na verdade criou aquela "semente", algum tipo de matéria que aos poucos foi se desenvolvendo em tudo o que a gente diz. Posr isso eu creio que a evolução não exclui a criação divina, e vice versa! mas eu estou dando a minha opinião de alguém que faz tempo que não lê a Bíblia...

Beijos Emi!

Emiliano M disse...

Interessante Marie! Leituras podem ajudar a desenvolver o seu ponto de vista ;-)

fica na Paz