segunda-feira, 27 de outubro de 2008

"A fé e a ciência podem andar juntas, mas a verdadeira ciência corrobora tudo o que está escrito na Bíblia".

Já ouvi muito essa frase por ai, como sou um chato com esse negócio, vou escrever umas linhas discutindo essa afirmação.

Pra começar, creio que alguém poderia exclamar: "Muito certo!" Afinal um Cristão não pode aceitar algo que vá contra os ensinamentos Bíblicos

Cá eu, brado: Muito ERRADO!

A Bíblia não é livro de ciências, não tem a mínima pretensão de ser um livro de ciências, não quer ser um livro de ciências, não deve ser vista como um livro de ciências. Como então a ciência vai corroborar ou refutar a Bíblia? A única maneira que me ocorre é se alguém "refutar cientificamente" o Amor de Deus e/ou a obra redentora de Jesus Cristo na Cruz do calvário.

A) "Refutar cientificamente" o Amor de Deus é tão científico quanto fritar bacon.
B) Quanto a obra redentora do calvário, até onde sei, especula-se sobre o Jesus histórico, a verdade contida nos evangelhos e as ocorrências históricas dos fatos neles narrados. Especulações não constituem de forma alguma ciência.

A Bíblia é um livro de Fé, deve ser encarado nesse contexto e deve ser lido não para ser interpretado, mas para que, lendo a Bíblia, nós interpretemos a vida através dela (ouvi isso outro dia, achei legal). Não existe livro mais importante.

Mas eis que chega um bando querendo submeter a Bíblia a rígidos testes empíricos!
NA CERTA ATEUS!
Na certa cépticos que não reconhecem o valor das Sagradas Escrituras e esvaem a fé e a alma na vã tentativa de socar a Bíblia em moldes científicos. E, frustrando-se, tornam-se ainda mais cépticos em relação a tudo.

Mas não foi um ateu que deixou implícito que a Bíblia deve ser submetida a rígidos testes empíricos, foi um Cristão. Repito a frase: "A fé e a ciência podem andar juntas, mas a verdadeira ciência corrobora o que está escrito na Bíblia".

E repito o brado: muito errado.

Ao tentar submeter a Bíblia a moldes científicos o que se faz é justamente dar o braço a torcer àqueles que pregam que a ciência é a única metodologia valida para se atingir a verdade, e isso simplesmente não é Cristão (para não dizer que não é sensato).

A ciência é isenta de prerrogativas, ela não tem o "rabo preso" nem com a Bíblia e nem com Deus, uma vez que lida com o material, natural e mensurável (tudo que Deus não é). Do mesmo jeito, nem Deus nem a Sua Palavra tem o "rabo preso" com a ciência.

O interessante é que mesmo sem partir de um pressuposto específico, a ciência nos mostra as maravilhas do mundo a nossa volta e como elas refletem de forma extraordinária o Amor de Deus e seu poder infinito. Deus não está escondido nos cantos escuros da nossa compreensão, Ele pode ser visto JUSTAMENTE nas janelas que a ciência abre na forma em como entendemos o mundo. É assim que ciência e fé dialogam.

É infeliz que muitos Cristãos não vejam isso e apoiem a sua fé em truques de mágica, no desconhecido, no "abracadabra", mesmo que para isso tenham que negar dados e evidências claras....

Acho que ainda vou bater muito nessa tecla aqui nesse blog...

Gostaria de dedicar essa postagem à minha pequena, que me serviu de inspiração para que eu escrevesse tudo isso ai que eu escrevi (acho que ela provavelmente não concorda com quase tudo... Mas, sei lá, perguntem pra ela). Só sei que se eu a mencionasse mais vezes aqui no meu Blog, com certeza ele seria um Blog muito melhor. VALEU Nêga. Meu coraçãozinho é teu.


Paz de Cristo

Nenhum comentário: