quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Isso é simplesmente dá hora!

1- Primeiro, uma histórinha breve que quero compartilhar com você sobre o genero de minhocas Osedax. Tive a oportunidade de ler acerca dessa gigantesca bizarrice da natureza tanto no site 'Wired Science' (AQUI), como no site da 'Science' (AQUI). (Tenho ainda que adimitir que estou chupinhando descaradamente este post DESSE BLOG)

Trata-se de um gênero espécies de minhoquinhas que vivem no fundo do oceano. Elas não tem boca nem anus e absorvem e excretam nutrientes a partir de uma simbiose com bactérias. Elas também vivem em colonias, geralmente como o macho diminuto vivendo dentro da fêmea! A coisa fica mais legal ainda, veja! Tudo que vive no fundo do oceano se alimenta de detritos (restos de animais marinhos e plankton que vão descendo para o fundo, coco peixe, essas coisas). Bem, as minhocas do genero Osedax se alimentam exclusivamente de ossos de baleias mortas!

Um estudo públicado recentemente na BMC Biology, analisou diversos genes na busca por esclarecer as relções filogenéticas dentro desse grupo. Os resultados foram bacanas, os pesquisadores descobriram, por exemplo que esse grupo existe a pelo menos 45 milhões de anos, mas os pesquisadores acreditam que ele possa ser ainda mais antigo e que essas minhóquinhas começaram a se diversificar no Cretáceo, comendo ossos de grandes répteis marinhos.

Bem... Eu achei a coisa toda fantastica! Deem uma olhada nos artigos

---

2- Os tentilhões de Darwin continuam a contar histórias!Um casal de pesquisadores que está a decadas estudando os bichinhos conseguiram pegar um 'snapshot' do nascimento de uma nova espécie. VEJA AQUI! Em um artigo da PNAS (ESSE AQUI), os pesquisadores explicam essa história de especiação que, pelo que pude ver, envolve algumas gerações de isolamento reprodutivo e um novo padrão de canto. VEJA AQUI TAMBÉM.
.

é isso aí... LEGAL né?

Paz de Cristo

8 comentários:

K-roll disse...

AheeeeeeeeeeeÊeeeeeeeeee! Parece q vc tem sua prova cabal! uma espécie nascendo! É o pulo do gato, hein?!
Beijos

Emiliano M disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emiliano M disse...

Ah lindinha. De fato especiação é um troço interessante e por vezes o 'pulo do gato' ao longo da evolução de populações e grupos de seres vivos, mas não se trata de uma 'prova cabal'. Quem quer evidências inquestionaveis da evolução pode ler o "Origem das Espécies".

Além do mais Cracionistas (ou deveria dizer 'vocês Criacionistas"? eu não sei) mesmo adimitem que processos de especiação ocorrem [ http://www.answersingenesis.org/get-answers/topic/arguments-we-dont-use ]. Eles argumentam que o caso dos tentilhões trata-se apenas de 'micro'-evolução e que esse mesmo processo não poderia produzir alterações 'macro'-evolutivas [ http://www.answersingenesis.org/articles/aid/v3/n1/zonkeys-ligers-wholphins ].

Comparações genomicas, estudos paleontológicos, biogeográficos filogenéticos e filogeográficos mostram que eles estão equivocados. O processo é um só. (ex: evolução do cariótipo de mamiferos: [ http://www.nature.com/nrg/journal/v8/n12/abs/nrg2199.html ])

hehehe estava com saudades aqui do blog. Obrigado por ler pequena.

Fica Paz de Cristo

Emiliano M disse...

O link correto da Nature:
http://www.nature.com/nrg/journal/v8/n12/abs/nrg2199.html

Paz

anareis disse...

Estou fazendo uma Campanha de Natal para crianças necessitadas da minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,são crianças que não tem nada no Natal,as doações serão destinadas a compra de cestas básicas-roupas-calçados e brinquedos. Se cada um de nós doar-mos um pouquinho DEUS multiplicará em muitas crianças felizes. Se voce quiser ajudar é fácil,basta depositar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Voce verá como doar faz bem a Alma,obrigado. meu email asilvareis10@gmail.com

Marcello de Oliveira disse...

SHALOM!

Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto DELE sobre ti!

Medite no Salmo 36.8,9

Nele, Pr Marcelo

P.s> Visite:

http://davarelohim.blogspot.com/

e veja o texto:

A igreja de Tessalônica

Blog da Pastoragente disse...

Graça e paz!
“Andando” por aí cheguei até o seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
Já estou te seguindo e será uma honra te receber no pastoragente.blogspot.com.
Se quiser segui-lo vai ser uma alegria pra mim.
No blog conto da forma mais realista e divertida possível as realidades, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
Fique na paz. Um abraço.

Emiliano M disse...

Quanta gente!!!

anareis, não estou certo se esse é o melhor meio de divulgar uma campanha dessas, te mando um email, ok.

Marcelo de Oliveira/Pastoragente: Que legal! Ficarei feliz em acompanhar os blogs de vocês, parecem interessantes.

Paz de Cristo