quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Um vinculo comum. Um breve texto

Um colega a quem não conheço pessoalmente me mandou esse trecho do discurso da posse de Robert F. Kennedy. Eu prometi que ia chupinhar e chupinhei.
.
Ele é palmeirense, então seja essa a minha homenagem aos palmeirenses pelo 'chocolate' da semana passada (claro, eu poderia fazer uma tabela comparando os titulos conquistados pelo alvi-verde paulista nos ultimos 10 anos e os conquistados pelo Timão nos ultimos 6-8 meses... Mas eu posso apenas imaginar como uma vitória sobre o todo Poderoso Spor Clube Corinthians Paulistas deve significar mais do que muitos titulos...)

Aí vaí:



"Por que ensinar um homem a odiar e temer o próximo, ensinar que ele é inferior pela cor da sua pele, ou suas crenças, ou pela ideologia política que ele segue? Ensinar que quem é diferente ameaça sua liberdade, o seu trabalho, a sua casa ou sua família. Então, estará aprendendo a tratar os demais não como cidadãos, mas como inimigos, não colaborar reciprocamente, mas sim derrotar, a ser subjugado e dominado.
.
Aprendemos, por último, a vermos nossos irmãos como estranhos. Estranhos com que dividimos a cidade, mas não a comunidade. Pessoas com quem dividimos o espaço, mas sem esforço em comum. Aprendemos apenas a compartilhar o medo em comum, apenas o desejo em comum de nos afastarmos um dos outros. O impulso em comum de reagir às diferenças á força.
.
Nossas vidas neste planeta são muito curtas. A missão a ser realizada é grandiosa demais para permitir que este espírito siga prosperando em nossa terra.É claro que a solução não é um programa de governo, nem uma votação, mas talvez possamos lembrar, nem que seja por um segundo, que os que vivem conosco são nossos irmãos, que compartilham conosco a mesma vida passageira, que eles procuram como nós, nada mais do que a oportunidade de viver suas vidas com propósito e felicidade, ganhando a satisfação e a realização que puderam.
.
Sem dúvida, este vínculo de metas em comum pode começar a nos ensinar alguma coisa.
.
Seguramente podemos aprender pelo menos, a olhar a nossa volta e realmente ver o próximo. Aí, podemos nos esforçar um pouco mais para curar as feridas entre nós, nos transformando de todo coração, em irmãos e compatriotas outra vez." (Robert “Bob” F. Kennedy – Discurso da vitória – Prévias eleitorais na Califórnia – 06/07/68)


A Paz de Cristo

Nenhum comentário: