domingo, 5 de abril de 2009

"Only a Theory"



Comentarios e recomendação sobre o livro:"Only a Theory. Evolution and the Battle for America's Soul" de Kenneth Miller. (que eu escrevi nessa comunidade do okut).
.
Esse é um daqueles livros que nos põe para pensar. Claro e objetivo! Qualquer mal entendido com o título pode ser esclarecido com esse artigo.
.
"Como prometido, aqui vai um breve comentario sobre o livro novo do Kenneth Miller: 'Only a Theory, Evolution and the Battle for America's soul'.
.
O livro é muito, muito BOM! Recomendo grandão para todos interessados no assunto!
.
A divisão do livro é semelhante ao seu outro livro "Finding Darwin's God".O autor "abraça" e desmembra a hípotese do design inteligente, levando ela a sério e seguindo suas afirmações e seu pensamento até o beco sem saída cientifico onde elas invariavelmente levam.
.
Além disso ele analisa o porque de muitos Cristãos estadunidenses serem tão avessos a teoria da evolução e o próprio fenomeno surgido naquele pais onde a ciência passou a ser decidida não nos laboratórios, bancadas e em experimentos de campo, mas em tribunais!
.
A melhor parte do livro, na minha opinião, é quando o autor analisa, não a total bancarrota cientifica do movimento do DI, mas o seu enorme sussesso na parte de relações públicas. Apesar de fracassado cientificamente, o DI têm sido cada vez mais divulgado.
.
Dois comentarios são muito marcantes no livro: O primeiro é o acerto no nome "design inteligente" com um enorme apelo para qualquer teísta e toda a sua camuflagem para tentar ser cientifico.
.
A segunda constatação é que o DI aplica em cima das ciências naturais, uma abordagem relativista. Exatamente o mesmo tipo de abordagem que muitos Cristãos fundamentalistas consideram inaceitaveis nas interpretações de ciências humanas, cultura, história e moral, é utilizada "para cima" das ciências naturais. Estas passam a ser vistas como, meramente, uma expressão cultural do grupo intelectualmente dominante. Segundo proponentes do DI, a ciência apenas utiliza-se de uma metologia naturalista devido ao fato de a elite intelectual cultural possuir uma cosmovisão naturalista! Fosse a elite cultural teísta, o DI poderia ter o mesmo espaço!
.
Com a relativização das ciências naturais. Estar certo passa a ter uma importância menor do que aceitar idéias diferentes. O poder da ciência de, com base em observação e experimentações, validar hipóteses que se encaixem com o que o mundo natural nos apresenta se perde. Da mesma forma o seu poder de descartar hipóteses erradas que simplesmente não se encaixem com o que observamos. Toda a ciência é nivelada por baixo!
.
Essa falacia tem ainda implicações aterradoras! O DI não esta apenas na cola da evolução, mas busca alterar o próprio metodo cientifico! Ao se jogar fora o naturalismo metodológico, subitamente tarô, astrologia e búzios (e design inteligente) se tornam alternativas cientificamente validas à observação/experimentação verdadeiramente cientifica!
.
Enfim!
.
MUITO BOM O LIVRO! Fiquei feliz de ter colocado as mãos numa cópia, e surpreso com a clareza com que o autor descreve a atual situação da 'controvérsia'.
É isso aí amiguinh@s"

Paz de Cristo

2 comentários:

Silas disse...

se o keneth de ruma howard van til você pira, não pira?

o pensamento do DI é orientado basicamente pelos sentimentos, mas foi tudo adaptado para parecer racional pelo fato de que o irracional hoje em dia é visto como errado.

Emiliano M disse...

Não minto, sou fanzão do Ken Miller! Mas nem minha é nem minha crença dependem da fé e crenças dele. Pra falar a verdade aprecio mais nele o jeito claro, objetivo e didatico com o qual ele explica ciência.

Paz de Cristo