sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A lista definitiva de tudo que Crente não pode fazer!

(Esse texto foi escrito já há alguns dias, fiquei um tempo pensando se devia ou não posta-lo... Acho que está meio confuso, ele tenta abarcar uns 10.000 assuntos de uma vez e falha. Ainda assim vou postá-lo... Leia com cautela. Se desgostar dele, lembre que eu desgostei primeiro. Se não entender, lembre de que eu não faço muita idéia do que estou falando)


Sem dúvida não passou despercebido aos meus possíveis leitores o triste relato, na minha ultima postagem, no qual eu confesso ter mandado o pobre motorista do Honda prata ir tomar no cú. Dos poucos leitores que tenho, muitos franziram o cenho e alguns sem dúvida se tornaram, irremediavelmente, ex-leitores. Esses pensamentos me entristecem o coração e, aqui, minhas reflexões levantam a velha máxima do que “crente pode ou não pode fazer”...

E ai, crente pode falar palavrão? A resposta é fácil: NÃO! Mas não pode MESMO! É um tremendo dum insulto e uma tosquice se deixar levar dessa forma!

Não pode de jeito nenhum!

Ilustrando com o meu exemplo, de meu breve e triste encontro com o motorista do Honda prata, a Bíblia deixa claro que aos olhos de Deus, aquele acontecimento foi tão grave quanto se eu tivesse tentado matar o cara (no calor do momento, de fato, me pareceu até sensato estabelecer pena capital para pessoas que proclamam a si mesmas imperadoras supremas das ruas e avenidas de São Paulo e fazem da buzina cetro e coroa... Só depois me ocorreu que se fosse esse o caso, tristemente, também eu estaria no banco dos réus).

De fato, o xingamento ao motorista do Honda prata não passou desapercebido ao próprio motorista, não passou desapercebido a minha triste consciência, e pior, não passou desapercebido ao Espírito Santo de Deus que em mim habita e que na ocasião, NO MÍNIMO, teve que tapar o nariz com o cheiro do ódio que me subiu do coração.

Então palavrão não pode!

Outra coisa que não pode de jeito nenhum (A Bíblia é bastante clara) é coadunar com um sistema econômico e social que produza desigualdade e miséria, não tem cabimento crente fazer isso. Taí mais um pecado do qual sou (muito a contra gosto) culpado, é triste ver que não sou o único. Também não pode fazer pouco da criação de Deus (toda ela), não pode desobedecer papai e mamãe, não pode olhar pra mulherada pensando besteira (de jeito nenhum). Beber pode (com o pequeno detalhe de que na verdade não pode).

A lista se estende e se estende, passando por mentirinhas e abominações das grossas, por desvios de comportamento, medidas de comprimento da saia, times de futebol etc. Tudo o que NÃO pode! Tudo o que a Bíblia DIZ expressamente que é um desvario animal fazer, que é burrice, loucura, coisa de gente debilóide.

Como fazer do próprio coração um mar pornográfico,
Como matar no seu coração um cara que você nem conhece
Como cauterizar o coração contra a miséria humana

Simplesmente Não dá, Não róla

Não tem como

A lista de tudo que não pode é grande, e a lista do que não pode mas eu faço é menor, mas não é pequena

Como Solucionar?

Bem... ”Todo mundo faz” é uma boa desculpa (uma ótima desculpa porque é verdadeira! Todo mundo faz MESMO). Mas se você parar e perceber, sua consciência não vai engolir muito essa desculpa, Deus é bem claro, nem sequer PASSA pela cabeça dEle, por um instante engolir essa desculpa esfarrapada. (por favor, não me confundam com um cara que acha que sabe sequer um pouquinho do que se passa na cabeça de Deus, de fato, sei muito pouco nessa vidinha que eu levo, mas sei que não sei sequer uma fração do que se passa na cabeça de Deus).

A verdade é que eu não tenho a resposta!

Tem dias que, quando percebo o absimo entre o mal que faço e o bem que deixo de fazer, assim como Paulo, só me resta bradar: “Miserável homem que sou, quem me libertara desse corpo sujeito a morte”.

Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Primeiro porque Ele tem a resposta:

“Vá e não peques mais”, é isso o que ele exorta, exorta ao crescimento, exorta a perseverança e ao perdão!

A lista definitiva de tudo o que um crente não pode fazer não é gigantesca, é curtíssima: só não pode apontar o dedo pro cara do seu lado, porque o que ele faz, você faz igual!

E o resto?

Bem, do resto tem coisa que pode, tem coisa que não pode. Se paute pelo Amor, pela Palavra e pelo Espírito Santo (se ele tapar o nariz, é mau sinal). Mas peloAmordeDeus (literalmente), só não me aponte o dedo pro seu irmãozinho(a), (não falo como vitima de apontações de dedo, não sou. Falo como um exímio apontador de dedo que sabe o quanto a gente perde apontando o dedo).

De resto - e essa é a segunda razão pela qual temos que dar Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor: O Cara que de fato PODIA apontar o dedo não o fez. Ele resolveu perdoar a julgar. E Deus resolveu (e ainda resolve a cada instante) vir a nosso encontro custe o que custar para Ele, sem se importar que para a gente a coisa toda sai de Graça.

Tudo isso para dizer que – Deus me ajude – realmente não pretendo nunca mais chingar ninguém no transito. Por outro lado – Deus me perdoe - temo que meus leitores do blog ainda vão ter que agüentar alguns palavrões e palavras de baixo calão da minha parte (O nome do Blog não é “nó cego” à toa).


Paz de Cristo

Nenhum comentário: