Paz de Cristo
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Homenagem a uma "nó cega"
Descupem a ausencia de novos posts, prometo que logo logo volto a escrever umas bobagens por aqui, por enquanto fiquem com a Mafalda, que é muito mais esperta do que eu
Marcadores:
Músicas / Homenagens / Citações / Poesias
domingo, 16 de novembro de 2008
Algo para escrever
Hoje o pastor falou da viagem dele lá pro Senegal/Marrocos. Cara, que zuado...
Que lugar zuado, que MUNDO ZUADO, como a igrejinha Cristã ocidental é ZUADA e como este cretino escrevendo um texto babaca na net é ZUADO....
Bem, a vida de Cristão no Marrocos é zuada (nunca fui pra lá, mas me atrevo a dizer que a vida de gente pobre no Marrocos é zuada... tipo*... a cima da média). Lá, um país com 36 milhões de habitantes, tem mais ou menos 1000 Cristãos distribuidos em 50 igrejas, com no máximo 20 pessoas cada uma. Destas 50 igrejas, metade se reune apenas uma vez a cada 2-3 meses e não tem uma liderança definida.
Se você se converter lá no Marrocos vai ter que passar um período de anos conhecendo só o seu discipulador de Cristão (até terem certeza que você NÃO é um impostor que vai dedurar/perseguir os Cristãos), se você virar Cristão no Marrocos provavelmente nunca mais vai ver sua família. Se você se converter lá no Marrocos não vai ter Bíblia pra ler.
Hoje o pastor falou do Marrocos e do Senegal, foi zuado... Falou de meninas de 7 anos que tem o clítoris cortado fora com uma lamina de barbear e falou um montão de coisas que aqui não interessam (quando botarem na net o que meu pastor falou, posto aqui um link**). O que interessa (não sei se eu deixei perfeitamente claro), é que foi ZUADO. Não gosto de chorar/me emocionar em cultos, francamente acho uma chatisse, mas hoje segurei uma lágrima, (nada contra você amiguinho emotivo, muito pelo contrário, aqui dentro do meu coração confesso que te invejo). Ví outros que também se emocionaram...
As vezes penso que “sofrer perseguição” é meio que o “estado natural da igreja Cristã”. É meio que nem as oliveiras. Se você for até a Grecia vai ver lá nos olivais deles umas árvorezinhas mirradinhas bem características, são as oliveiras. Se você for até São Paulo e visitar o Jardim Botânico (faça isso um dia desses meu, é bacana), vai ver lá também uma oliveira, só que diferente. A oliveira do Jardim Botânico daqui é uma “árvroezona” esquizitona. O que acontece é que na Grecia as oliveiras estão no ambiente natural delas, e com as mudanças anuais de temperatura, umidade, duração do dia lá na Gécia, elas sabem quando crescer e quando dar flor e, consequentemente, frutos. Aqui no Brasil não tem isso não. O Clima não é Mediterrâneo, o hemisferio não é o mesmo também. A oliveira então só cresce, ela não recebe o sinal do ambiente para realizar o despendioso, mas necessario, processo de dar flor.
Com a igreja acho que é parecido, quando ela está sob condições bastante adversas é que ela esta no ambiente “certo”. NÃO estou dizendo que a igreja sem perseguição não dá fruto, que não é boa, ou util. NÃO! Só estou dizendo que a igreja Cristã, existindo num lugar onde ela é aceita e/ou maioria geralmente tem uns aspectos aberrantes.
Quer um exemplo? Bem, cá eu nunca entendi direito a parte da Bíblia que diz que para seguir Jesus devemos odiar nosso pai, mãe e irmãos (Lucas 14:26). É claro a gente sempre vem com aquelas desculpas esfarrapadas e interpretações meia boca. Mas um garoto qualquer marroquino que realmente abandonou papai e mãmae e irmãos para seguir a Cristo poderia me explicar direitinho o que o tal versículo realmente quer dizer! (para um pensamento LEGAL sobre o que esse versículo quer dizer, leia “Os 4 Amores” do C. S. Lewis, é bacana).
Esse e tantos outros versículos que a gente acaba não entendendo direito, sobre amor, sobre entrega...
Não estou fazendo um discurso propagandistico missionário (não gosto muito desse tipo de coisa), só estou falando para você que estiver lendo, pensar um pouco a respeito, orar um pouco a respeito, fazer um pouco a respeito. Não só na Afríca, tem MUITA gente precisando de ação e oração ai perto de onde você tá. Eu, é claro, não faço nada disso, mas queria começar....
Estou ouvindo agora mesmo a canção “Massacre” da banda “Anti-Demon”... A letra da música não é lá muito elaborada, mas acho que mostra bem um pouco de como o Cristão deve se portar. Não ria da minha cara se hoje à noite nas minhas orações, eu pedir poder a Deus para, com o Amor, massacrar a opressão e o ódio, para massacrar todo o mal (talvez Ele vá rir, mas acho que num sentido beeem diferente...)
Paz de Cristo
*me perdoem por ter usado a palavra “tipo”...
**A menságem não foi disponibilizada, se quiser conferir, ou pegar outras mensagens, clique aqui
-----------------------------------------------------------
Texto: "O Deserto Florescera", com as considerações do pastor sobre sua viagem (inutil dizer que as considerações dele são bem mais completas e bem escritas que as minhas).
Marcadores:
Reflexões de cunho Cristão,
Reflexões de cunho político
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Semana grande
Semana grande, semana cansativa. Queria muito ter colocado alguma coisa aqui mais cedo (cheguei a pensar, escrever e deletar algumas bobagens). Sem tempo, sem inspiração e sem café aqui vai mais uma música... Uma daquelas que são boas de lembrar sexta a tarde quando se está cansado....
Aquele que te guarda
(Roberto Diamanso)
"Entrega os teus caminhos ao Senhor
Confia Nele,e tudo o mais Ele fará
Deita e dorme em paz
Aquela paz, que excede a todo o entendimento
Porque Ele, Deus, está atento
Cedo te levantarás,
Não dorme Aquele que te guarda
Nem tosquenejará
Fazei conhecidas do Senhor
tuas necessidades
E aquela paz, que excede a todo entendimento
Guardará o teu coração"
Boa tarde amiguinhos
Aquele que te guarda
(Roberto Diamanso)
"Entrega os teus caminhos ao Senhor
Confia Nele,e tudo o mais Ele fará
Deita e dorme em paz
Aquela paz, que excede a todo o entendimento
Porque Ele, Deus, está atento
Cedo te levantarás,
Não dorme Aquele que te guarda
Nem tosquenejará
Fazei conhecidas do Senhor
tuas necessidades
E aquela paz, que excede a todo entendimento
Guardará o teu coração"
Boa tarde amiguinhos
E fiquem na Paz...
.
...vocês sabem, aquela lá....
...Que excede a todo entendimento...
Marcadores:
Músicas / Homenagens / Citações / Poesias
sábado, 8 de novembro de 2008
O que você vai fazer dia 6/12? Mais um programa
Vou gastar umas linhas para falar dessa tal "Aproximação Desprenteciosa de Cristãos Libertários e Simpatizantes".
.
Estive presente no segundo encontro e gostei bastante. Com apenas 4 pessoas presentes tivemos uma discussão que eu considerei muito produtiva!
.
Foi discutido o artigo de Carlos Mesters e Francisco Orofino, intitulado "Sobre a leitura popular da Bíblia no Brasil". Os mais diversos assuntos foram levantados, desde a Bíblia como, além da Palava de Deus, reflexo da vida, como podemos perceber Deus através de sua Criação e do Amor etc.
.
Tivemos também um momento de oração bacana! Para o próximo encontro, pelo jeito vamos continuar nossa discussão baseada na leitura popular da Bíblia. Os encontros são... bem... Libertários, então visitantes, viagens e Estudos Bíblicos são mais que bem vindos. Uma atividade sem dúvida muito edificante para qualquer Cristão, seja ele ou não libertário, bem como para qualquer libertário, seja ele Cristão ou não.
.
Paz de Cristo
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
A lista definitiva de tudo que Crente não pode fazer!
(Esse texto foi escrito já há alguns dias, fiquei um tempo pensando se devia ou não posta-lo... Acho que está meio confuso, ele tenta abarcar uns 10.000 assuntos de uma vez e falha. Ainda assim vou postá-lo... Leia com cautela. Se desgostar dele, lembre que eu desgostei primeiro. Se não entender, lembre de que eu não faço muita idéia do que estou falando)
Sem dúvida não passou despercebido aos meus possíveis leitores o triste relato, na minha ultima postagem, no qual eu confesso ter mandado o pobre motorista do Honda prata ir tomar no cú. Dos poucos leitores que tenho, muitos franziram o cenho e alguns sem dúvida se tornaram, irremediavelmente, ex-leitores. Esses pensamentos me entristecem o coração e, aqui, minhas reflexões levantam a velha máxima do que “crente pode ou não pode fazer”...
E ai, crente pode falar palavrão? A resposta é fácil: NÃO! Mas não pode MESMO! É um tremendo dum insulto e uma tosquice se deixar levar dessa forma!
Não pode de jeito nenhum!
Ilustrando com o meu exemplo, de meu breve e triste encontro com o motorista do Honda prata, a Bíblia deixa claro que aos olhos de Deus, aquele acontecimento foi tão grave quanto se eu tivesse tentado matar o cara (no calor do momento, de fato, me pareceu até sensato estabelecer pena capital para pessoas que proclamam a si mesmas imperadoras supremas das ruas e avenidas de São Paulo e fazem da buzina cetro e coroa... Só depois me ocorreu que se fosse esse o caso, tristemente, também eu estaria no banco dos réus).
De fato, o xingamento ao motorista do Honda prata não passou desapercebido ao próprio motorista, não passou desapercebido a minha triste consciência, e pior, não passou desapercebido ao Espírito Santo de Deus que em mim habita e que na ocasião, NO MÍNIMO, teve que tapar o nariz com o cheiro do ódio que me subiu do coração.
Então palavrão não pode!
Outra coisa que não pode de jeito nenhum (A Bíblia é bastante clara) é coadunar com um sistema econômico e social que produza desigualdade e miséria, não tem cabimento crente fazer isso. Taí mais um pecado do qual sou (muito a contra gosto) culpado, é triste ver que não sou o único. Também não pode fazer pouco da criação de Deus (toda ela), não pode desobedecer papai e mamãe, não pode olhar pra mulherada pensando besteira (de jeito nenhum). Beber pode (com o pequeno detalhe de que na verdade não pode).
A lista se estende e se estende, passando por mentirinhas e abominações das grossas, por desvios de comportamento, medidas de comprimento da saia, times de futebol etc. Tudo o que NÃO pode! Tudo o que a Bíblia DIZ expressamente que é um desvario animal fazer, que é burrice, loucura, coisa de gente debilóide.
Como fazer do próprio coração um mar pornográfico,
Como matar no seu coração um cara que você nem conhece
Como cauterizar o coração contra a miséria humana
Simplesmente Não dá, Não róla
Não tem como
A lista de tudo que não pode é grande, e a lista do que não pode mas eu faço é menor, mas não é pequena
Como Solucionar?
Bem... ”Todo mundo faz” é uma boa desculpa (uma ótima desculpa porque é verdadeira! Todo mundo faz MESMO). Mas se você parar e perceber, sua consciência não vai engolir muito essa desculpa, Deus é bem claro, nem sequer PASSA pela cabeça dEle, por um instante engolir essa desculpa esfarrapada. (por favor, não me confundam com um cara que acha que sabe sequer um pouquinho do que se passa na cabeça de Deus, de fato, sei muito pouco nessa vidinha que eu levo, mas sei que não sei sequer uma fração do que se passa na cabeça de Deus).
A verdade é que eu não tenho a resposta!
Tem dias que, quando percebo o absimo entre o mal que faço e o bem que deixo de fazer, assim como Paulo, só me resta bradar: “Miserável homem que sou, quem me libertara desse corpo sujeito a morte”.
Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Primeiro porque Ele tem a resposta:
“Vá e não peques mais”, é isso o que ele exorta, exorta ao crescimento, exorta a perseverança e ao perdão!
A lista definitiva de tudo o que um crente não pode fazer não é gigantesca, é curtíssima: só não pode apontar o dedo pro cara do seu lado, porque o que ele faz, você faz igual!
E o resto?
Bem, do resto tem coisa que pode, tem coisa que não pode. Se paute pelo Amor, pela Palavra e pelo Espírito Santo (se ele tapar o nariz, é mau sinal). Mas peloAmordeDeus (literalmente), só não me aponte o dedo pro seu irmãozinho(a), (não falo como vitima de apontações de dedo, não sou. Falo como um exímio apontador de dedo que sabe o quanto a gente perde apontando o dedo).
De resto - e essa é a segunda razão pela qual temos que dar Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor: O Cara que de fato PODIA apontar o dedo não o fez. Ele resolveu perdoar a julgar. E Deus resolveu (e ainda resolve a cada instante) vir a nosso encontro custe o que custar para Ele, sem se importar que para a gente a coisa toda sai de Graça.
Tudo isso para dizer que – Deus me ajude – realmente não pretendo nunca mais chingar ninguém no transito. Por outro lado – Deus me perdoe - temo que meus leitores do blog ainda vão ter que agüentar alguns palavrões e palavras de baixo calão da minha parte (O nome do Blog não é “nó cego” à toa).
Sem dúvida não passou despercebido aos meus possíveis leitores o triste relato, na minha ultima postagem, no qual eu confesso ter mandado o pobre motorista do Honda prata ir tomar no cú. Dos poucos leitores que tenho, muitos franziram o cenho e alguns sem dúvida se tornaram, irremediavelmente, ex-leitores. Esses pensamentos me entristecem o coração e, aqui, minhas reflexões levantam a velha máxima do que “crente pode ou não pode fazer”...
E ai, crente pode falar palavrão? A resposta é fácil: NÃO! Mas não pode MESMO! É um tremendo dum insulto e uma tosquice se deixar levar dessa forma!
Não pode de jeito nenhum!
Ilustrando com o meu exemplo, de meu breve e triste encontro com o motorista do Honda prata, a Bíblia deixa claro que aos olhos de Deus, aquele acontecimento foi tão grave quanto se eu tivesse tentado matar o cara (no calor do momento, de fato, me pareceu até sensato estabelecer pena capital para pessoas que proclamam a si mesmas imperadoras supremas das ruas e avenidas de São Paulo e fazem da buzina cetro e coroa... Só depois me ocorreu que se fosse esse o caso, tristemente, também eu estaria no banco dos réus).
De fato, o xingamento ao motorista do Honda prata não passou desapercebido ao próprio motorista, não passou desapercebido a minha triste consciência, e pior, não passou desapercebido ao Espírito Santo de Deus que em mim habita e que na ocasião, NO MÍNIMO, teve que tapar o nariz com o cheiro do ódio que me subiu do coração.
Então palavrão não pode!
Outra coisa que não pode de jeito nenhum (A Bíblia é bastante clara) é coadunar com um sistema econômico e social que produza desigualdade e miséria, não tem cabimento crente fazer isso. Taí mais um pecado do qual sou (muito a contra gosto) culpado, é triste ver que não sou o único. Também não pode fazer pouco da criação de Deus (toda ela), não pode desobedecer papai e mamãe, não pode olhar pra mulherada pensando besteira (de jeito nenhum). Beber pode (com o pequeno detalhe de que na verdade não pode).
A lista se estende e se estende, passando por mentirinhas e abominações das grossas, por desvios de comportamento, medidas de comprimento da saia, times de futebol etc. Tudo o que NÃO pode! Tudo o que a Bíblia DIZ expressamente que é um desvario animal fazer, que é burrice, loucura, coisa de gente debilóide.
Como fazer do próprio coração um mar pornográfico,
Como matar no seu coração um cara que você nem conhece
Como cauterizar o coração contra a miséria humana
Simplesmente Não dá, Não róla
Não tem como
A lista de tudo que não pode é grande, e a lista do que não pode mas eu faço é menor, mas não é pequena
Como Solucionar?
Bem... ”Todo mundo faz” é uma boa desculpa (uma ótima desculpa porque é verdadeira! Todo mundo faz MESMO). Mas se você parar e perceber, sua consciência não vai engolir muito essa desculpa, Deus é bem claro, nem sequer PASSA pela cabeça dEle, por um instante engolir essa desculpa esfarrapada. (por favor, não me confundam com um cara que acha que sabe sequer um pouquinho do que se passa na cabeça de Deus, de fato, sei muito pouco nessa vidinha que eu levo, mas sei que não sei sequer uma fração do que se passa na cabeça de Deus).
A verdade é que eu não tenho a resposta!
Tem dias que, quando percebo o absimo entre o mal que faço e o bem que deixo de fazer, assim como Paulo, só me resta bradar: “Miserável homem que sou, quem me libertara desse corpo sujeito a morte”.
Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Primeiro porque Ele tem a resposta:
“Vá e não peques mais”, é isso o que ele exorta, exorta ao crescimento, exorta a perseverança e ao perdão!
A lista definitiva de tudo o que um crente não pode fazer não é gigantesca, é curtíssima: só não pode apontar o dedo pro cara do seu lado, porque o que ele faz, você faz igual!
E o resto?
Bem, do resto tem coisa que pode, tem coisa que não pode. Se paute pelo Amor, pela Palavra e pelo Espírito Santo (se ele tapar o nariz, é mau sinal). Mas peloAmordeDeus (literalmente), só não me aponte o dedo pro seu irmãozinho(a), (não falo como vitima de apontações de dedo, não sou. Falo como um exímio apontador de dedo que sabe o quanto a gente perde apontando o dedo).
De resto - e essa é a segunda razão pela qual temos que dar Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor: O Cara que de fato PODIA apontar o dedo não o fez. Ele resolveu perdoar a julgar. E Deus resolveu (e ainda resolve a cada instante) vir a nosso encontro custe o que custar para Ele, sem se importar que para a gente a coisa toda sai de Graça.
Tudo isso para dizer que – Deus me ajude – realmente não pretendo nunca mais chingar ninguém no transito. Por outro lado – Deus me perdoe - temo que meus leitores do blog ainda vão ter que agüentar alguns palavrões e palavras de baixo calão da minha parte (O nome do Blog não é “nó cego” à toa).
Paz de Cristo
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Orações
Queria escrever algo novo, algo pessoal, algo sobre mim... Sem falar que ainda estou devendo aquela postagem sobre humildade! De verdade...
Bem, você já parou e olhou para alguém orando sem, de fato, orar junto? sem responder ao ato de oração? Só ficou olhando?
Outro dia fomos almoçar no shopping eu e minha pequena, ao me dirigir para a mesa levando a bandeja com a refeição pego ela orando - uma daquelas orações burocráticas que os crentes “espiritualmente” realizam antes das refeições.
Fico alguns segundos apenas olhando a atitude reflexiva antes de perceber que a coisa é séria, que ao contrário de mim, a pequena sabe o que faz quando ora.
Refleti por alguns segundos observando aquela sincera, oração silenciosa. Sem dúvida bastante diferente do formulário espiritual 517-2, com duas vias assinadas, xerox do RG autenticado em anexo, junto com comprovante de residência e nota fiscal, agradecendo a Deus pela comida, o qual eu às vezes me engajo a preencher antes das refeições, e ainda por cima chamar de “oração” (vocês sacaram?)
Enfim, enquanto ela orava com o coração, eu pensava na gente: nela com o fim de semestre dela, em mim com as minhas tretas. Pensei bastante em alguns amigos e amigas e em algumas dificuldades (algumas bobas, algumas gigantes). Pensei no motorista do Honda prata que meia hora antes eu tinha mandado tomar no cú (pensei um bocado nele na verdade... cara apressado). Nisso já pensei no transito e nos meus problemas com o transito, nos problemas da cidade, no prefeito em quem eu não votei, no que ele devia ou não fazer. E pensei nos tardigradas, aparentemente tão alheios a tudo isso...
E ali mesmo fiz a minha oração, uma das mais sinceras e de coração que eu já fiz: “Deus, ouça as nossas orações, estamos todos precisando. Amém”.
Bem, você já parou e olhou para alguém orando sem, de fato, orar junto? sem responder ao ato de oração? Só ficou olhando?
Outro dia fomos almoçar no shopping eu e minha pequena, ao me dirigir para a mesa levando a bandeja com a refeição pego ela orando - uma daquelas orações burocráticas que os crentes “espiritualmente” realizam antes das refeições.
Fico alguns segundos apenas olhando a atitude reflexiva antes de perceber que a coisa é séria, que ao contrário de mim, a pequena sabe o que faz quando ora.
Refleti por alguns segundos observando aquela sincera, oração silenciosa. Sem dúvida bastante diferente do formulário espiritual 517-2, com duas vias assinadas, xerox do RG autenticado em anexo, junto com comprovante de residência e nota fiscal, agradecendo a Deus pela comida, o qual eu às vezes me engajo a preencher antes das refeições, e ainda por cima chamar de “oração” (vocês sacaram?)
Enfim, enquanto ela orava com o coração, eu pensava na gente: nela com o fim de semestre dela, em mim com as minhas tretas. Pensei bastante em alguns amigos e amigas e em algumas dificuldades (algumas bobas, algumas gigantes). Pensei no motorista do Honda prata que meia hora antes eu tinha mandado tomar no cú (pensei um bocado nele na verdade... cara apressado). Nisso já pensei no transito e nos meus problemas com o transito, nos problemas da cidade, no prefeito em quem eu não votei, no que ele devia ou não fazer. E pensei nos tardigradas, aparentemente tão alheios a tudo isso...
E ali mesmo fiz a minha oração, uma das mais sinceras e de coração que eu já fiz: “Deus, ouça as nossas orações, estamos todos precisando. Amém”.
Paz de Cristo
.
.
P.S.: Se você é o cara do Honda prata, desculpa meu, acho que estavamos os dois de cabeça quente...
domingo, 2 de novembro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)