segunda-feira, 1 de junho de 2009

Updates e até logo!

Queridos, acho que esse vai ser o ultimo posto por um tempo! Não vou ter tempo algum no mês de junho (comecei uma matéria fantástica a respeito de genética quantitativa e evolução morfologica, mas que infelizmente vai me tomar todo o tempo e cerebro que eu tiver dsponivel).

No entanto, não quero ir sem compartilhar algumas coisas com vocês:

1) Leiam o artigo do Alvin Platinga "Evolution vs Naturalism". Confesso que a principio achei todo o argumento dele a respeito de evolução e naturalismo serem conflitantes a ponto de se excluirem mutuamente, meio cheio de firulas filosóficas. No entanto, me peguei pensando a respeito dele, e a coisa toda tem se tornado cada vez mais interessante.


2)O primeiro debate 'pós-darwin' a cerca de teleologia, design, e essas coisas, não se deu numa batalha acirrada entre um ateu extremista vociferante, e um Cristão fundamentalista tentando impor suas interpretações Bíblicas particulares. Antes, foi uma troca amigavel de correspondência entre dois naturalistas: um criado na igreja anglicana, e o outro, um evangélico convicto presbiteriano. Me refiro a Charles Darwin e Asa Gray. O principal motivo de discórdia entre esses dois senhores não foi uma interpretação 'literalista' da Bíblia, nem a autoridade das Escrituras. Também não foi a segunda lei da termodinâmica nem a historicidade da pessoa de Adão. O principal motivo de discórdia entre esses dois distintos cavalheiros foi um antigo enigma que tem assombrado e estimulado todas as pessoas de fé por um bom tempo já: a teodicéia, o problema do sofrimento!

Asa Gray foi um dos primeiros naturalistas a ficar sabendo da teoria de Darwin e um dos primeiros a incentiva-lo a publica-la. Foi também um Cristão porreta! Achei alguns artigos bacanas a respeito dele:

O primeiro, tirado do site da American Scientific Affiliation, discute a troca de correspondencia entre Darwin e Asa Gray.

Charles Darwin and Asa Gray Discuss Teleology and Design

O segundo contém, em pdf, palestras de Asa Gray a respeito de ciencias naturais e religião (ainda não li, não sei exatamente qual é a do homem, mas estou curioso).

AQUI O LINK

3) Este ano marca o aniversário de 400 anos da astronomia por telescópio! PARABÉNS A Galileu e sua patota pela sua publicaçãode seu tratado Sidereus Nuncius! E uma salva de vaias para o pessoal boboca da inquisição que forçou o homem a apresentar o manuscrito pra passar por uma censura antes da publicação. Aparentemente, algumas informações 'contrárias às Sagradas Escrituras' quase ficaram de fora do tratado, como por exemplo a existência de luas em Jupiter (???)

PARABÉNS

é isso ai amiguinh@s.
Até logo!

Amo vocês

Fiquem com a Paz de Cristo


Nenhum comentário: